São Luís - O empresário industrial maranhense começou o ano mais confiante do que em 2011. O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (Icei-MA) de janeiro de 2012, pesquisa divulgada hoje (8) pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), chegou a 66,9 pontos, um patamar 1,3 pontos mais alto do que o registrado no mesmo mês do ano passado e 1,7 ponto maior do que o anotado em dezembro.
O resultado mostra que os industriais maranhenses enxergam o primeiro semestre de 2012 com maiores condições para desenvolver seus negócios. Segundo Marcos Itapary, assessor técnico da Fiema, e responsável pela pesquisa, a explicação para a melhora do resultado está na evolução na percepção do empresário industrial de que houve avanços da economia local e das empresas.
“Segundo os índices de expectativa que apuramos na pesquisa, o empresário industrial maranhense avaliou que houve melhorias de condições nos cenários nacional e local. Contribuíram para o novo cenário a política de incentivo ao consumo do governo como a promoção da queda na taxa básica de juros, o esforço para proteger a economia nacional da crise externa, diminuição do IPI para alguns segmentos da indústria”, comentou Itapary.
Além disso, o resultado do Icei-MA de janeiro para o Maranhão teve um resultado melhor do que o registrado no resto do país: no Nordeste o índice ficou em 63 pontos e para o Brasil, em 57,3 pontos.
O Icei é uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia é aplicada no Maranhão desde janeiro de 2010, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento é feito por amostragem e para a edição de janeiro de 2012, foram ouvidas 42 empresas dos setores de indústria da transformação, extrativista mineral e construção civil.