SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento em Negociação Internacional com foco em contratos internacionais, que será realizado na segunda semana de março. O curso abre a temporada de eventos voltados para formação de profissionais para a indústria exportadora.
Esta é a segunda vez que o curso de Negociação Internacional é ministrado na capital. A primeira turma, formada no primeiro semestre do ano passado, teve cerca de 30 inscritos, e também foi promovido pela Fiema.
“O Maranhão recebe demandas para o setor de comércio internacional e as empresas que operam no estado precisam se adequar a este novo cenário. Há necessidade de profissionais que possam atrelar conhecimento aos negócios das empresas exportadoras e importadoras e gerar valor nos negócios internacionais. E é nesta óptica que a Fiema, já visando essa nova fase do estado, vem trabalhando na linha de capacitação em comércio exterior há pelo menos seis anos”, comentou o superintendente da Fiema, Marco Moura.
Além da demanda do mercado de comércio exterior, segundo o presidente da Fiema. Edilson Baldez das Neves, o curso oferecido pela Federação se justifica pela orientação estratégica da Federação para o fortalecimento da indústria maranhense.
“Nós acreditamos que empresário qualificado e que conhece o mercado tem grandes possibilidades de fazer bons negócios pelo mundo a fora. Este curso é uma iniciativa para dar competitividade à indústria maranhense no mercado externo e formar profissionais qualificados para atuar em comércio exterior”, disse Baldez.
“Temos micro e pequenas empresas que são importadoras de insumos, mas que também produzem produtos com qualidade para disputar o mercado internacional e que poderiam ter uma atuação mais forte no mercado externo. Além disso, temos diversas empresas de grande e médio porte que já atuam no mercado internacional precisam de profissionais qualificados. Estamos focando na demanda existente e na preparação da nossa indústria para ocupar espaço no mercado externo”, acrescentou Moura.
Curso
A edição deste ano do curso de Negociação Internacional será ministrado por Noel Pereira Magioli Júnior - que é proprietário de uma das principais agências marítimas do estado e que atua em comércio exterior há cerca de 40 anos. A carga horária é de 20 horas, o curso será ministrado na sede da Federação, na Cohama, das 14h ás 18h, a partir de 5 de março, em dias intercalados.
Na ementa estão previstas aulas sobre conceitos de comércio exterior, noções de processos de internacionalização de empresas, contratos internacionais de comércio exterior, de operações indiretas, de transporte e de seguro.
Os interessados precisam solicitar a ficha de inscrição, enviando uma mensagem eletrônica para o endereço cassianojunior@fiema.org.br, devolve-la preenchida por e-mail e pagar a taxa de inscrição de R$ 280, parceláveis em duas vezes nos cartões Visa ou Mastercard e há descontos para estudantes e profissionais inscritos no Conselho Regional de Administração (CRA). Não há pré-requisitos para participar do curso. Maiores informações pelo telefone 3212-1896.
Serviço
O quê? Curso de Negociação Internacional
Quando? A partir, 5 de março, das 14h ás 18h
Onde? Casa da Indústria Albano Franco, sede da Fiema, retorno da Cohama
Inscrições até 5 de março, pelo e-mail cassianojunior@fiema.org.br
Taxa R$ 280, parceláveis em 2 vezes nos cartões Visa e Mastercard
Público alvo estudantes e profissionais que atuam ou tem interessem em atuar no mercado de comércio exterior
FONTE: FIEMA/CIN