Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Workshop do Nordeste Competitivo acontece nesta terça-feira (13), na Fiema


Data: 12 de março de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

SÃO LUÍS - Depois de receber o diagnóstico sobre as principais cadeias produtivas maranhenses e a logística que cerca cada uma delas no Maranhão, a Federação das Indústrias (Fiema) recebe, nesta terça-feira (13), às 19 horas, empresários, representantes do governo e entidades de classe em um workshop para discutir os primeiros resultados do Projeto Nordeste Competitivo.

A apresentação será realizada pela consultoria Macrologística, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para desenvolver o Projeto no Maranhão e em outros oito estados do Nordeste. No estado, foram pesquisadas quinze indústrias do ramo de alimentos, bebidas, alumínio, papel e celulose, fertilizantes, assim como órgãos do governo do Estado e sindicatos.

Segundo a investigação, as entrevistas com as empresas servirão para compreender qual o volume de carga que cada setor movimenta e quais as principais vias de escoamento. Como resultado, para cada cadeia produtiva que compõe o projeto Nordeste Competitivo, foram traçados mapas de produção por município e as principais rotas de escoamento da produção (rodovia, ferrovia, hidrovia, dutos, longo curso).

Ainda segundo a consultoria, esse resultado vai facilitar a compreensão das alternativas de infraestrutura existentes em cada estado participante do Projeto, dando ainda um diagnóstico de quanto é gasto atualmente pelas empresas com transporte (carretas, ferrovias, portos, entre outros).

Paralelamente à entrega dos primeiros resultados, já está em andamento mais uma etapa do Nordeste Competitivo. Um dos pontos principais a ser discutido na segunda fase é a validação dos eixos integrados de transporte que farão parte do estudo de modelagem. Para tanto, no workshop desta terça em São Luís, os eixos que deverão ser estudados passarão pela validação dos parceiros do Projeto.

O Programa Nordeste Competitivo tem por objetivo elaborar o planejamento estratégico de transporte e logística de cargas do Maranhão e de mais oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rui Grande do Norte e Sergipe).

Dentre as metas do Projeto, está a complementação do sistema de logística dos nove estados brasileiros com energia, telemática e capital humano, com a proposta de transformar os sistemas logísticos em eixos integrados de desenvolvimento.

Também é alvo estratégico do Nordeste Competitivo liderar o processo de reconstrução e melhoria da infraestrutura do País, com a participação da iniciativa privada.

SERVIÇO

O QUÊ: Workshop do Nordeste Competitivo

QUANDO: Terça-feira, 13 de março

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste