São Luís - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) ganhou um novo associados: o Sindicato da Indústria de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado Maranhão (Sindibebidas), que passou a existir como pessoa jurídica esta semana.
O Sindibebidas é o 29° sindicato patronal ligado a Fiema e reúne sete empresas maranhenses fabricantes de refrigerantes, bebidas alcóolicas, água mineral e sucos. Os associados da nova entidade sindical - Renosa, Guaraná River, Refrinor/Psiu, Lençóis Maranhenses, Floratta, Mar Doce e São Bráz Agroindustrial – iniciaram o processo de criação da entidade em junho do ano passado.
A Fiema teve uma participação ativa na articulação do novo sindicato patronal ao convocar os empresários do segmento para as reuniões onde se decidiu pela fundação do Sindicato. Além disso, os técnicos da Federação deram suporte durante o processo de criação do Sindibebidas, prestando orientações sobre os passos que deveriam ser dados, os documentos que deveriam ser apresentados pelos sócios e prestando assessoria jurídica.
“A Fiema apoia iniciativas como estas que aumentam a representatividade da indústria maranhense. Temos estrutura para dar todo o suporte necessário para formação de novos sindicatos que reúnem empresas industriais, porque com união o setor terá mais força e mostra sua representatividade”, afirmou o superintendente da Fiema, Marco Moura, que representou o presidente Edilson Baldez das Neves na solenidade de abertura da sede da nova entidade, na tarde de quarta-feira (14), localizada no 2° andar da Casa da Indústria, na Cohama.
O primeiro presidente do Sindibebidas - Nilson Tagliari, da Renosa - abriu a solenidade e marcou a primeira reunião de trabalho do novo sindicato patronal para o próximo dia 21 de março. “Queremos agradecer à Fiema por nos acolher. Agora somos um sindicato de fato e de direito. A indústria maranhense de bebidas tem uma entidade para representá-la”, observou Tagliari.