Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Ação Global é lançada no auditório da Fiema


Data: 20 de abril de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

SÃO LUÍS - Dezenas de parceiros participaram na noite da última quinta-feira (19) do lançamento da 19ª edição da Ação Global, um dos maiores mutirões de cidadania do país, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo de Televisão/TV Mirante. Na abertura, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor do Sesi-MA, Edilson Baldez das Neves, falou de realizar o mutirão pela primeira vez na região Itaqui-Bacanga, na Cidade Universitária (Ufma).

“Há 19 edições, de forma planejada e sistematizada, mais de 16 milhões de pessoas já foram beneficiadas pela Ação Global em todo o Brasil, o que gerou aproximadamente 30 milhões de atendimentos”, anunciou o presidente da Fiema.

“Esperamos atingir as pessoas que habitam aquela região próxima à Ufma, com os serviços gratuitos no dia da Ação Global”, disse Baldez.

O diretor geral de Mídias Eletrônicas da TV Mirante, afiliada à Rede Globo, Romulo Barbosa, frisou que todo o Sistema Mirante está envolvido na Ação Global, não apenas para divulgar o evento, mas sim como realizador e parceiro incondicional do Sesi em prol da causa. “Celebramos aqui essa parceria longa, duradoura e eficaz em prol da comunidade na Ação Global, que leva cidadania a quem não usufrui dos direitos mais fundamentais”, disse.

Durante o evento, a superintendente do Sesi-MA, Andréia Marão, comemorou os 123 serviços já confirmados pelos parceiros para o dia 5 de maio. “São serviços essenciais e gratuitos nas áreas de cidadania, saúde preventiva, educação, esporte e lazer para toda a população”. Dentre eles, emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento e certidão de nascimento tardia, título de eleitor, serviços médicos e odontológicos, serviços estéticos (corte de cabelo, maquiagem, penteado) e muitos outros.

Uma das novidades que deve atrair o público é a realização da inscrição para o casamento comunitário. “Faremos as inscrições de centenas de casais durante o Ação Global”, afirmou Andréia Marão.

O sucesso do lançamento contou com a presença da coordenadora de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Cybelle Borges, que apresentou a palestra “Alianças estratégicas no âmbito das tecnologias sociais. Caso Ação Global”. O case frisou a valorização das parcerias, especialmente, em razão do tema do evento esse ano que é “A valorização dos parceiros e sua contribuição para o evento” e o subtema “Eu faço Ação Global o ano inteiro”.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Luiz Belchior, disse que a instituição faz questão de participar das edições da Ação Global, facilitando o acesso da população de baixa renda ao título de eleitor e outros serviços oferecidos pelo Tribunal. “Disponibilizaremos a Unidade Móvel do TRE durante todo o dia da Ação Global para emissão, transferência e revisão do título de eleitor e outros serviços, como o Mesário Cidadão”, anunciou.

A 19ª Ação Global acontece no dia 5 de maio, das 8h às 17h, na Cidade Universitária (Ufma). Os serviços serão distribuídos em seis espaços chamados de pavilhões sustentáveis no Centro Pedagógico Paulo Freire, prédio cedido pela Ufma para o evento, além das áreas externas, como a Concha Acústica para a programação cultural e o Núcleo de Esportes para a programação de esporte e lazer.

Executada pelo Sesi em parceria com a Rede Globo, o evento é uma ação social da indústria brasileira, criada pelo Sesi de Minas Gerais em 1991, que passou a ocorrer em âmbito nacional desde 1995.

A Ação Global acontece simultaneamente em todo o Brasil.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste