Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Milhares de pessoas participam da Ação Global no Maranhão


Data: 5 de maio de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

São Luís - Elisângela Sousa Pereira acordou às 2 horas da manhã, arrumou os quatro filhos e pegou dois ônibus para chegar ao Ação Global. Às 4 horas, já estava na fila para ser atendida na 19ª edição do maior mutirão da cidadania do País, que no Maranhão, acontece na Cidade Universitária (Ufma), durante todo o dia de hoje, sábado (5).

“Tem um de 16, 14, 13 e de 8 anos. Ninguém tem documento. Vim tirar a carteira de identidade de todos eles aqui na Ação Global”, disse a moradora do Coroadinho, que era uma das milhares de pessoas que foram atendidas na manhã deste sábado.

Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do SESI, em parceria com a afiliada da Rede Globo no Estado, a TV Mirante, é a primeira vez que o evento tem uma estrutura como a desta edição, principalmente, pela quantidade de profissionais voluntários nas diversas áreas e serviços prestados.

Abertura
A abertura oficial do evento aconteceu às 8h30 da manhã. O presidente da Federação das Industrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, disse que as parcerias firmadas para a ação social foram fundamentais para o grande alcance da decima nona Ação Global.

“Vários parceiros atenderam ao chamado que fizemos e se envolveram na organização e execução de todas as atividades planejadas. Sinto orgulho e tenho um sentimento profundo de realização ao ver a equipe do Sistema Fiema, do Sistema Mirante, da Ufma e mais de 110 parceiros trabalhando em prol de um evento social desta envergadura”, afirmou Baldez.

Também na abertura do evento, o diretor de mídias eletrônicas da TV Mirante, Romulo Barbosa, afirmou que a Ação Global é uma ação conjunta que atende carências que a população tem. “Esta é uma ação importantíssima. A ação do Sesi, realizada com apoio da Rede Globo e da TV Mirante, esta focada na população que mais carece de atenção do poder público”, observou.

O reitor da Ufma, Natalino Salgado, disse que a Cidade Universitária está aberta a eventos como a Ação Global. “Este espaço é público. A Universidade é pública e estamos abertos a fazer parcerias com o empresariado que gera riqueza emprego e renda.”, frizou Salgado.
Além da Ufma, outros 110 parceiros estão prestando serviços à comunidade nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer e cidadania e mais de três mil voluntários participam desta edição da Ação Global.

Ainda estiveram presentes na abertura da Ação Global, o presidente da Fecomércio, José Arteiro; o comandante do 24 BC, Flávio Botelho Pelegrino, o gerente regional de canais da Caixa, Ricardo Porto Miranda, diretores do Sistema Fiema e presidentes de sindicatos patronais da indústria.

Atendimentos
Com 78 anos, seu Claudionor Augusto Carvalho é morador do Anjo da Guarda, um dos mais de 50 bairros da região Itaqui Bacanga. Ele procurou o mutirão para extrair um dente.

“Nos hospitais, a gente passa de um a dois meses para ser atendido e nem sempre consegue. Aqui, em um dia, você consegue ter acesso a um monte de serviços”, disse o idoso. E completou: “A gente sabe que é muita gente, que vem de todos os bairros, mas é uma sorte a Ação Global acontecer perto da minha casa”.

Os serviços estão divididos em seis pavilhões sustentáveis (Saúde, Qualidade de Vida, Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Cidadania e Direitos do Cidadão) que ficam no Paulo Freire, com exceção das atividades de Esporte e Lazer, cuja programação ocorre no Núcleo de Esportes da Ufma e o Pavilhão de Cultura, com shows, peças teatrais, exposições e outras atividades, distribuídas entre o palco da Concha Acústica da Universidade e uma unidade

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste