Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Ação Global bate recorde de atendimento


Data: 6 de maio de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

São Luís - Mais de 150 serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação, esporte e lazer e cultura foram oferecidos em São Luís, durante a 19ª edição do Ação Global, que aconteceu neste sábado (5), até às 17 horas, na Universidade Federal do Maranhão. O total no Maranhão foi de 66.439 atendimentos, o maior número em todas as edições do mutirão no Estado. O envolvimento de centenas de empresas parceiras no mutirão possibilitou o atendimento a milhares de pessoas no evento este ano.

A superintendente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), Maria Alice Lima Araújo, atendeu centenas de pessoas que buscavam informações sobre o programa habitacional do governo, Minha Casa, Minha Vida.

“Nós temos uma grande parceria com o Sistema Fiema - Sesi - e fazemos questão de fortalecer esse vínculo na Ação Global. Estamos buscando suprir a carência das pessoas por essas informações, pois sabemos que o déficit habitacional do nosso estado e no país ainda é muito grande”, afirmou Maria Alice.

A cabelereira Alzira Lima Silva, da Associação de Cabelereiros, é voluntária da Ação Global há sete anos. Para ela, um simples corte de cabelo faz toda a diferença. “É bom se doar e levar alegria e autoestima para as pessoas”, relatou. A dona de casa, Celina Pires, que estava sendo atendida pela profissional, concorda. “Esse dia é muito importante e saímos daqui felizes, pois podemos ter acesso a vários serviços em um mesmo dia e no mesmo local”.

Famílias inteiras participaram do evento e a maioria delas ficou durante o dia inteiro na Ação Global para atendimentos diversos. Pensando nisso, o Sesi-MA, com a contribuição de seus parceiros, garantiu alimentação aos milhares de visitantes. Só para se ter uma ideia do quantitativo, cerca de 35 mil refeições foram distribuídas para a comunidade, além de 30 mil pães, três mil barras de cereal e biscoitos.

Jaime Santos de Farias, de 53 anos, foi um dos voluntários na área de Alimentação. Ele trabalha na Secretaria de Segurança Pública que está há sete anos consecutivos como voluntário do mutirão. “Eu me sinto bem em poder ajudar o próximo, mas nesses momentos constatamos que precisamos de muito investimento em políticas públicas para a sociedade, pois tem muita gente carente ainda no mundo”, destacou.

A indústria de bebidas Renosa (Coca-Cola) também foi parceira do evento. Para Igor Melo, coordenador de Marketing Operacional da empresa, o Ação Global é uma verdadeira ação de conjunto. “Estamos participando novamente com nosso apoio logístico em bebidas e também com a disponibilidade de nossos produtos, tanto para a comunidade, como para os voluntários que fazem toda essa Ação Global acontecer”, contou.

Vacinação - Quando a dona de casa Maria dos Santos Neres, 62, chegou à cidade universitária, no início da tarde deste sábado(5), ela achava que ia apenas acompanhar Raimundo Neres, 68, um parente, que havia vindo do interior para tirar o registro tardio. Mas ela acabou voltando para casa imunizada contra o vírus da gripe H1N1. A campanha de vacinação contra gripe começou no mesmo dia da Ação Global e vai até 25 de maio. Este ano, o público alvo são idosos, gestantes e crianças.

A dona de casa foi um dos inúmeros idosos vacinados contra a gripe na 19ª Ação Global. Junto com ela, gestantes também haviam tomado a vacina. “Aproveitei a oportunidade. Só havia tomado a vacina em uma outra ocasião, na unidade mista perto de casa”, comentou.

Outro idoso que também aproveitou a Ação Global para tomar a vacina foi Raimundo Nonato dos Santos, 63, que nunca havia se imunizado contra a gripe. “Foi uma oportunidade ótima para a imunização. Acho que saí daqui mais seguro de que não estarei exposto ao risco de ficar gripado”, comentou.

A técnica de enfermagem Maria Auxiliadora Costa Marinho foi voluntária no serviço de vacinação contra gripe. Ela disse que muitas pessoas que tomaram a vacina na Ação Global, não foram ao evento para se imunizar. “Tivemos uma atitude proativa. Fomos buscar idosos e gestantes nas filas dos serviços”, disse.

Cidadania – Na área de Cidadania, a gestante Sarah Costa da Paz, de 20 anos, procurou o Ação Global para ter acesso a dois documentos essenciais em ano de eleição: o título de eleitor e o CPF. “Tentei outras vezes em outros lugares, mas não consegui tirar. Aqui na Ação Global está sendo mais fácil”, garante.

Outra pessoa que usou os serviços de cidadania oferecidos pela décima nona Ação Global foi a estudante Liana Costa, 18, que veio do bairro do Anjo da Guarda para conseguir o benefício do Bolsa Família para o filho.

“Onde moro não estava conseguindo fazer [o Bolsa Família] e, para minha surpresa, aqui na Ação Global foi tudo muito rápido, além dos atendentes serem bem atenciosos.”, afirmou.

O sonho do casamento também levou centenas de homens e mulheres para o evento. Irnar dos Santos, de 27 anos, foi uma das centenas de futuras noivas a fazer a inscrição no Casamento Comunitário, serviço oferecido no mutirão.

Casada há três anos e mãe de duas meninas, ela viu na Ação Global a oportunidade de oficializar a união. “Sou dona de casa e meu marido é vigilante. Aqui temos a possibilidade de casar a custo zero”, disse a moradora da Vila Embratel, um dos bairros do Itaqui Bacanga.

A cerimônia do casamento será realizada no dia 30 de junho, às 16 horas, na concha acústica da Cidade Universitária (Ufma). A expectativa é de que 800 casais selem a união na data.

A dona de casa Deusa da Conceição, 34, do bairro Sá Viana, também foi atendida na Ação Global. Ela saiu de casa às 9h da manhã acompanhada de toda a família com o objetivo de passar o sábado na Ação Global realizando exames e também se divertindo.

“Nós aproveitamos praticamente tudo que teve aqui. As crianças tiveram aula de pintura, eu e meu marido fizemos consultas, recebemos orientações de saúde da família e também aproveitamos para resolver alguns problemas da nossa casa. Está sendo uma experiência ótima.”, concluiu.

Os voluntários trabalharam das 8h da manhã às 17h para realizar os atendimentos para às milhares de pessoas. A estudante Aline Gama, 22, foi uma das voluntárias do evento deste ano. Ela trabalhou na Sala de Leitura, ambiente que trouxe para as crianças livros, desenhos, poesias e atividades educativas. Aline comentou que o trabalho da equipe foi fundamental para o sucesso do espaço.

“Ser um voluntário é uma grande experiência de vida, pois temos contato direto com o público e, no caso da sala de leitura, incentivando o contato com os livros. Você volta para casa satisfeito e com a sensação de dever cumprido”, disse.

Na área cultural, o professor do Sesi José Raimundo Baltazar, 42, destaca a importância de um evento como a Ação Global, de trazer atrações culturais para o público “A sociedade precisa conhecer a cultura, os nossos poetas e escritores. Aproveitar a Ação Global para difundir esse conhecimento e aproximar as pessoas da história do Maranhão é muito gratificante para um professor”, afirmou.

O reconhecimento pelos trabalhos prestados vem através do público atendido por esses voluntários. A aposentada Geise Braga, 64, veio da Vila Kyola com os netos e disse que os voluntários do evento foram muito atenciosos. “É um atendimento diferente, humano. Eu senti que eles [os voluntários] sentem orgulho de estarem aqui e sabem passar isso para as pessoas.”, avaliou.

Confira os números da 19ª Ação Global, em São Luís:

Área    Atendimentos
Saúde    12.409 mil
Educação    20.720 mil
Esporte e Lazer    11.474 mil
Cultura    1.734 mil
Cidadania e Direitos do Cidadão 11.794 mil
Qualidade de Vida   1.727 mil
Total de Atendimentos  66.439 mil
Total de Pessoas     35 mil

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste