Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Industriais fazem proposta para Carta da Amazônia a ser entregue na Rio +20


Data: 18 de maio de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

SÃO LUÍS - Os conselheiros de meio ambiente de nove Federações das Indústrias que participaram da 5ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI, regional Centro Norte, realizado pela primeira vez na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema),  fecharam uma proposta de texto para  a Carta da Amazônia que será apresentada na Conferência Rio +20.

O documento traz a visão dos empresários da indústria da região Norte e Cento-Oeste com compromissos e indicação de linhas de atuação para a região da Amazônia Legal.  Com 145 parágrafos, a proposta redigida em São Luís trata de assuntos, como resíduos sólidos, utilização sustentável dos recursos naturais, política de meio ambiente entre outros assuntos.

“Conseguimos fechar o documento com a posição da indústria para a Amazônia. Colocamos no documento propostas e apontamos caminhos para que a economia local, em especial a indústria, possa continuar se desenvolvendo e mantermos foco na sustentabilidade da floresta amazônica”, comentou o secretário executivo do Coema, Shelley Souza Carneiro, que conduziu a reunião. 

Evento

A 5ª Reunião do Conselho de Meio Ambiente, regional Centro Norte, aconteceu nesta quarta-feira (16) e é parte das ações em comemoração do Dia da Indústria. Os representantes das federações das indústrias do Acre, Roraima, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Goiás, Amazônas e Tocantins foram recebidos pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.

Na ocasião, Baldez falou da importância para a indústria de discutir a questão ambiental. “A indústria já faz muito, mas precisamos dar mais atenção a questão do meio ambiente. Este assunto é importante e por isso a Casa da Indústria está aberta à debates produtivos e ao debate permanente dos problemas que nos afligem e encontrar maneiras de minimizar os problemas que temos”, afirmou.

Na abertura, o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiema, Benedito Mendes, lançou o prêmio de Sustentabilidade Ambiental da Fiema, que premiará as melhores iniciativas de sustentabilidade ambiental implementadas por empresas industriais maranhenses. “É uma maneira efetiva de incentivarmos a indústria a adotar boas práticas no que diz respeito ao meio ambiente”, disse Mendes.

Na reunião, os representantes dos estados também debateram a concessão de floretas públicas, o licenciamento ambiental e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).  “Além de fecharmos a Carta da Amazônia, discutimos as soluções para os problemas ligados à destinação de resíduos sólidos e fechamos propostas para agilizar o processo de licenciamento florestal no país”, comentou o secretário executivo do Coema. 

Os conselheiros regionais consideraram que a reunião foi produtiva. “O programa de discussão é atual e tivemos temas importantes. Estou levando muita informação para meu estado”, comentou Henrique Morg,  representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

“A grande vantagem deste formato de reunião é que podemos tratar com foco nos problemas de nossas regiões. Os debates que tivemos aqui foram esclarecedores principalmente no que diz respeito a resíduos sólidos”, completou o representante da Federação das Indústrias do Estado do Amazônas (Fieam), Alexandre Kandota.

Além dos representantes dos estados da regional Centro-Norte do Coema da CNI, estiveram presentes na reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Luís, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), do Convention Bureau de São Luís, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e mais oito empresas industriais - Renosa, Vale, Eletronorte, Votorantim Cimentos, Cerâmica Barro Forte, Caema, Alumar e Margusa.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste