SÃO LUÍS - A ampliação da política industrial do governo Dilma Rousseff, o Plano Brasil Maior (PMB), e o Guia online de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial foram detalhados aos empresários industriais que participaram do 7º Encontro com Empresários Industriais, na última terça-feira (22), no Hotel Luzeiros. No evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o empresariado pode visualizar os caminhos para o crescimento das empresas e os desafios que o País e o estado precisam enfrentar diante da atual conjuntura econômica.
Para o diretor da Fiema, José Orlando Soares Leite, que representou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, no evento, o encontro foi uma oportunidade de diálogo e a troca de experiências entre os empresários e o governo federal. “Encontro como este, são importantes para aproveitar as chances geradas pelo novo Maranhão que estamos vendo surgir hoje”, disse.
E completou: “este evento é apenas uma das ações que temos planejado para promover o fortalecimento do setor da indústria e, de certa forma, trazer a reboque os demais setores da economia maranhense”.
O PMB foi apresentado pelo coordenador-geral das Indústrias Aeroespacial e de Defesa do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rodrigo Augusto Barbosa, que comentou que o governo de Dilma está atento às dificuldades enfrentadas pelo setor.
“Preocupa o governo que a indústria brasileira esteja perdendo participação na composição do PIB para outros setores, como o setor primário e o de serviços. O PMB é justamente uma medida para fomentar e estimular o crescimento da indústria diante desse quadro”, disse em sua palestra.
O PMB engloba uma série de medidas, dentre as quais, medidas tributáveis, financiamento de comércio exterior, incentivo ao setor de informação e comunicações, medidas de crédito, dentre outras. Uma das principais ações para a indústria é a desoneração da folha de pagamento para alguns setores.
Segundo o representante do MDIC, as demandas dos estados farão com que o plano se adapte às necessidades das regiões. “Um dos caminhos para a regionalização do Plano Brasil Maior será realizado por meio da atuação da Sudene”, disse Rodrigo.
De acordo com o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sudene, Vernon George, que também participou do evento, a Sudene está montando um cronograma de encontros nos estados nordestinos onde reunirá as demandas e contribuições de cada um dos estados para o Plano Brasil Maior a fim de inclui-los na política de governo.
Guia - O Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial - com todos os seus instrumentos e modalidades de apoio ao empresário e as várias possibilidades de consultas e cruzamentos de informações - foi apresentado pela representante da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Roberta Nunes.
Roberta explicou que o instrumento possui uma série de informações sobre apoio financeiro, apoio à inovação, apoio à exportação, apoio técnico, defesa comercial e incentivos e desonerações às indústrias e que podem ser consultadas online. De acordo com o que o empresário está buscando, a ferramenta lista os caminhos disponíveis para ampliação do negócio, como apoios do BNDES, Finep, dentre outros.
“Também estamos ampliando as conversas para ampliar o número de instrumentos que o Estado pode disponibilizar no Guia", esclareceu Roberta, que teve reunião sobre o assunto ontem (23), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc).