São Luís - O Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) foi lançado esta semana pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) – instituição que integra o Sistema Fiema – aos micro, pequenos, médios e grandes empresários de Caxias, Açailândia, Bacabal e Imperatriz.
A ação premia empresas de todo o Brasil por boas práticas de gestão em Sustentabilidade Empresarial. As inscrições para a 15ª edição vão até o dia 20 de julho e os documentos com a descrição das boas práticas adotadas pelas empresas inscritas podem ser efetivadas até o dia 31 de julho.
As empresas maranhenses já se preparam para competir nas categorias Cultura Organizacional, Gestão de pessoas, Ambiente de trabalho seguro e saudável, Educação e desenvolvimento, Desenvolvimento socioambiental e Inovação. E qualquer empresa, seja de grande ou pequeno porte, pode participar da iniciativa.
Segundo a superintendente do Sesi, Andreia Marão, disse que a premiação é uma ação estratégica do Sesi. “No plano estratégico do Sistema Fiema está previsto a atuação para promoção da melhoria de qualidade de vida do trabalhador da indústria e para isso o foco é a gestão socialmente responsável. O PSQT é um dos instrumentos para que esta meta estratégica se torne realidade”, afirmou a superintendente do Sesi, Andreia Marão.
O prêmio é um reconhecimento público às práticas de responsabilidade social desenvolvidas por empresas de todos os portes, em todo o Brasil. “Empresas modernas e competitivas são aquelas que contribuem com uma gestão socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente saudável”, explica a coordenadora da ação pelo Sesi, Rita Samara.
Práticas que valorizem a qualidade de vida do trabalhador da empresa, a melhoria dos padrões de trabalho e a geração de conhecimento sobre responsabilidade social e sustentabilidade na empresa fazem parte do rol de indicadores avaliados pelo PSQT para conceder o troféu.
Exemplo
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi uma das vencedoras da última edição do PSQT no Maranhão, em 2010. A distribuidora foi premiada na categoria Cultura Organizacional, após a implantação e gestão de uma série de ações na empresa, que incluem benefícios às comunidades do entorno, criação de um voluntariado corporativo, programas de sustentabilidade construídos em parceria com o público interno, fornecedores e clientes.
Um dos exemplos é o projeto Arte com Segurança, mantido pela Companhia com o objetivo de utilizar espaços públicos para divulgar a arte da grafitagem com uma mensagem informativa e de utilidade para a população, sempre com temas sobre segurança com a energia elétrica.
A coordenadora de Gente e Gestão da Cemar, Carla Medrado, contou o que levou a empresa a participar da iniciativa do Sesi. “O PSQT é mais que um prêmio. É a percepção de estamos no caminho certo”, disse.
Carla falou ainda que implantar as práticas de Responsabilidade Social em uma corporação depende de atitude e foco. “É preciso ter o compromisso de querer fazer uma organização diferente”, complementou a coordenadora de Gente e Gestão da Cemar.
O Sesi está visitando às empresas industriais maranhenses para divulgar o PSQT, lançado em abril, em São Luís. O objetivo das visitas é que o maior número de companhias maranhenses se engajem em um processo moderno e de fundamental importância para a perenização dos negócios.
Além de divulgar o Programa, o Sesi-MA é responsável por orientar as empresas em todo o processo de inscrição e de alimentação do sistema eletrônico disponível no site http://www.sesi.org.br/psqt .