São Luís - O industrial maranhense está mais confiante do que no ano passado, foi o que revelou o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (Icei-MA), que ficou em 67 pontos em junho. O dado foi revelado pela pesquisa divulgada hoje pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
Segundo a pesquisa, o Icei-MA é 2,6 pontos maior do que no mesmo período do ano passado e resultado é melhor do que o registrado no Brasil, que marcou 56, 1 pontos, e no Nordeste, que anotou 61,5 pontos, em pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria.
O Icei-MA de junho é um dos melhores resultados já registrado desde que a pesquisa começou a ser feita em janeiro de 2010, apesar de apontar ligeira queda em relação ao mês de maio, quando chegou aos 67,3 pontos, o pico do índice para o Maranhão. No entanto, mesmo com a pequena retração, o indicador revelou que o industrial maranhense está otimista.
Segmentos
A metodologia aplicada pela Fiema para fazer o Icei-MA reúne as industriais maranhenses em dois segmentos - Indústria de extração e da transformação e indústria da construção civil – para efeito de análise. Os resultados são medidos em uma escala que vai de zero a 100, com os resultados inferiores a cinquenta indicando pessimismo e superiores a 50 apontando otimismo.
Os melhores resultados vieram da indústria de extração e da transformação, onde os empresários permanecem avaliando bem o ambiente em que atuam as empresas. Para este segmento, destaque para a melhoria das condições das empresas do setor em relação aos seis últimos meses, ao atingir os 64,4 pontos, um valor superior à média até então registrada - 56,3 pontos.
Já no segmento da construção civil o Icei-MA marcou 55,3 pontos, ficando abaixo da média de 58,4 pontos, no entanto sinalizam aumento do otimismo em relação ao mês anterior, quando este indicador marcou 55 pontos.