Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Seminário da Fiema fomenta inovação a micro e pequenos empresários de Caxias


Data: 10 de julho de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

São Luís - A palestra “Lucrando com a Inovação” deve reunir cerca de 50 empresários na unidade do Sesi/Senai de Caxias, nesta terça-feira, 10, no 1° Seminário de Sensibilização do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias. A iniciativa é do Núcleo de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituição que integra o Sistema Fiema, criado para apoiar ações inovadoras dentro das empresas. O tema será abordado pelo professor mestre e consultor, Anderson Lourenço Miranda, expert em inovação.
 
O Seminário é resultado de um convênio firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional que, por meio das Federações e do Sebrae local, fomentam nas empresas industriais a necessidade de inovar. Com esse objetivo, outras duas edições já aconteceram no ano passado, em São Luís e Imperatriz.
 
“O objetivo é sensibilizar empresários de micro e pequenas empresas industriais mostrando a importância estratégica da inovação, em sintonia com as diretrizes estratégicas estabelecidas pela CNI”, explicou Marco Antonio Moura, superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e superintendente da Fiema. Moura explicou ainda que também é meta do evento facilitar a compreensão do tema inovação no meio empresarial.
 
“Inovação vai além de máquinas e tecnologia. Contempla também mudanças, novas funcionalidades, bem como melhorias na gestão, configurando-se como um diferencial à competitividade das empresas e à conquista ou criação de novos mercados”, disse Moura.
 
Findada a etapa de sensibilização, o projeto continua com a realização de consultorias e capacitação para as empresas contempladas. A última fase consiste na elaboração de projetos de gestão de inovação, o que deve acontecer nos últimos meses de vigência do convênio.
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, estimular a gestão inovadora nas empresas industriais maranhenses é um investimento para aumentar a competitividade do setor. “A inovação é uma das diretrizes da CNI e, portanto, todas as casas do Sistema Fiema – Federação, Sesi, Senai e IEL – desenvolvem ações nesse sentido”, frisou.
 
Sobre o palestrante
 
Além de graduado em Turismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e pós-graduado no MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, Berkeley University e Ohio University), Anderson Lourenço Miranda é mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - Ebape/FGV (Profissionalizante). Atualmente, atua como professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do ISAN/FGV (Programa Pós ADM).  
 
Atua também como consultor empresarial e possui experiências gerenciais. Possui foco de atuação na área da gestão estratégica, especificamente em gestão da inovação, elencando relações com a gestão de pessoas e processos.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste