São Luís – Com a colaboração da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), estão abertas as inscrições para empresários industriais maranhenses que se interessarem em participar da missão empresarial brasileira à China - 112ª Feira Cantão Fair, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) estão montando para outubro.
O evento é apontado como uma das maiores feiras de negócios voltados pra indústria do mundo e acontecerá entre 9 e 21 de outubro. E terá nesta edição quase 60 mil stands de 24,6 mil expositores de 200 países. A missão ainda possibilita visitas técnicas em empresas industriais em Beijing, capital chinesa.
“Viagens como estas são oportunidades para que os industriais tenham contato com novas tecnologias e novos processos industriais e com fornecedores de peças, maquinários e insumos para os mais diversos mercados. É uma ação importante para contribuir com o fortalecimento da indústria maranhense, ainda mais em um estado ligado ao comércio exterior como é o caso do Maranhão”, explicou Marco Antonio Moura, Superintendente da Fiema.
Feira
Nas visitas, os empresários que fizerem parte da missão poderão conhecer o que há de mais moderno no mundo nos segmentos e máquinas e equipamentos para construção pesada; bicicletas; motos; autopeças; produtos químicos, hardware; ferramentas; veículos; eletrodomésticos; eletroeletrônicos; produtos de comunicação; equipamentos de iluminação e produtos sanitários, que a indústria chinesa está oferecendo ao mercado, além de ter contato com empresas de tecnologia industrial de todo o mundo que podem firmar parcerias e fazer negócios.
“Esta missão empresarial é uma das 20 missões com empresários de todo o país que as Federações das Indústrias deverão organizar este ano. Esta é uma nova oportunidade interessante porque o que será exposto se encaixa nas necessidades da indústria local”, comentou Cassiano Pereira, coordenador do Centro de Negócios Internacionais (CIN) da Fiema e responsável pela organização da missão no Maranhão.
Uma das grandes novidades é que a 112ª edição da Canton Fair terá um pavilhão internacional destinado à exposição de produtos e serviços industriais de empresas não chinesas e para esta missão empresarial também está aberta a possibilidade de que industrias maranhenses ofereçam seus produtos na feira chinesa.
Segundo Tatiana Leal, do CIN da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e coordenadora da missão, oito empresas brasileiras já confirmaram que irão expor produtos na Canton Fair. “É uma oportunidade para os industriais fazerem network, até mesmo com outros empresários da indústria do Brasil. Além disso lá se poderá entender tendências e conhecer produtos inovadores”, comentou.
No ano passado, vários executivos de empresas industriais maranhenses ligados ao comércio exterior fizeram parte do grupo de empresários brasileiros que visitou a feira chinesa. Em 2012, a missão empresarial tem como público-alvo empresas interessadas em exportar, importar, estabelecer parcerias e atualizar-se nos novos lançamentos tecnológicos mundiais. A expectativa é repetir o volume de executivos do ano passado.
As inscrições podem ser feitas até 30 de julho e maiores informações sobre programação e custos podem ser obtidas junto a Fiema/CIN, pelo telefone (98) 3212-1896. As vagas para participar da missão são limitadas.