Bacabal - Em uma ação do Sistema Fiema, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizou na última sexta (27), em Bacabal, a formatura das 22 primeiras turmas do Pronatec naquele município. Ao todo, 344 alunos foram certificados, sendo 320 do Pronatec e o restante de cursos regulares do Senai.
Na mesma solenidade, foi assinado um convênio entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a indústria de Sabão Lava Tudo para a realização do Programa Sesi Atleta do Futuro, que beneficiará 60 crianças de Bacabal com ações de educação, cultura e lazer, por meio do esporte.
“Foram duas ações integradas do Sistema Fiema para Bacabal, com o Sesi preparando essas crianças dentro de uma educação básica, com acesso à leitura e a ações de esporte e lazer, e o Senai, posteriormente, qualificando o jovem para o mercado de trabalho”, afirmou o superintendente da Fiema, do IEL e do Sesi (em exercício), Marco Antonio Moura, que esteve presente à solenidade.
O evento contou com centenas de alunos, familiares e representantes da Secretaria de Ação Social de Bacabal e da Unidade Regional de Educação de Bacabal, parceiros do Senai na execução do Pronatec. Participaram ainda técnicos do Sesi e Senai em Bacabal.
Pela Fiema, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Cirilo Arruda, destacou o esforço da instituição no trabalho de qualificar profissionais no estado.
“O Maranhão é um dos estados que mais cresce no cenário brasileiro, mas na contramão desse desenvolvimento, vem a escassez de mão de obra qualificada”, disse.
Arruda completou afirmando que o Senai, junto com a indústria e com projetos como o Pronatec, do governo federal, trabalha para diminuir esse déficit. “O Pronatec é mais uma dessas ações, fruto de uma parceria, onde as instituições trabalham para mostrar outra realidade, a de um Brasil mais próspero, com emprego e renda”.
Na plateia, os alunos fizeram questão de agradecer aos parceiros pela oportunidade de participar do Pronatec e de se tornarem mais competitivos para o mercado.
“O curso nos dará a oportunidade de superar obstáculos. São novos conhecimentos que vão nos dar uma nova chance na vida”, discursou Rodrigo de Jesus Costa, concludente da turma de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
Todos eles concluíram cursos voltados para atuação na indústria, com carga horária entre 160 e 420 horas, no período entre janeiro a julho de 2012, nas áreas de: Auxiliar Administrativo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Manutenção de Automóveis Leves, Operador de Computador, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Eletricista Industrial, Torneiro Mecânico, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço de Baixa Liga, Mecânico de Manutenção de Motocicletas e Pintor de Obras.
Além dos alunos do Pronatec, também receberão certificados os alunos da turma do curso de Instalador Hidráulico, fruto de um convênio do Senai com a indústria de tubos e conexões Amanco do Brasil e uma turma de um curso de Aprendizagem Industrial de Nível Básico de Eletricista de Manutenção Industrial.
Participaram ainda do evento o diretor regional do Senai, João Alberto Schalcher, a gerente da unidade do Sesi em Bacabal, Magna Nascimento, o gerente da unidade do Senai de Bacabal, Clodomir Galiza, o secretário de Emprego e Renda do Município de Bacabal, Manoel Pereira Neto, o gerente regional de Educação de Bacabal, Pedro Neto da Silva, e a secretária de Ação Social do Município de Bacabal, Roseane Silva.
Atleta do Futuro – Durante a solenidade, o superintendente do Sesi, em exercício, Marco Antonio Moura, e o representante da empresa Sabão Lava Tudo, Bruno Alves, assinaram convênio para a realização do programa Sesi Atleta do Futuro.
“Essa é uma das ações de gratuidade do Sesi cujo objetivo é promover a inclusão social de crianças pela via do esporte", salientou o superintendente.
O programa funciona com o apoio da indústria, que apadrinha meninos e meninas selecionados para ação. Em Bacabal, a empresa Sabão Lava Tudo apadrinhou 60 crianças. Elas vão participar de atividades esportivas nas modalidades futebol, atletismo, vôlei de areia e futsal, com orientação sobre temas como ética, superação, saúde e autoestima, repassados por meio dos Valores do Esporte.