Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Indústria de Talentos leva 2 mil estudantes ao Centro de Convenções no primeiro dia


Data: 8 de agosto de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

São Luís - Mais de 2 mil estudantes do ensino médio, profissionalizantes e superior participaram ontem do Encontro Indústria de Talentos. A ação é uma iniciativa do Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, contou com parceria do governo estadual, de outras 15 empresas e instituições e está acontecendo no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A expectativa é que outros 3,5 mil estudantes das redes pública e privada participem da ação nesta quarta-feira (8) pelo local.  

Na abertura do Encontro indústria de Talentos, os jovens participaram da 1ª Feira de Profissões para a Indústria, onde eles conheceram a oferta de cursos de nível superior e técnico de cinco instituições de ensino, a demanda atual e futura por profissionais de cinco indústrias maranhenses, conhecer linhas de financiamento para crédito estudantil, fazer testes vocacionais e participar de palestras sobre temas como educação financeira e o programa de formação de mão de obra Maranhão Profissional.

A estudante do ensino médio, Flávia Mariana Santos, 18, aluna do 3º ano do ensino médio do Centro Educacional Anjo da Guarda, foi uma das estudantes que esteve na ação. Para ela, o Encontro Indústria de Talentos foi um momento para reunir informações antes de tomar a decisão sobre a futura vida profissional. “Sonho em fazer o curso de Direito e as informações que recebi aqui vão me ajudar a ser ainda mais firme na decisão”, comentou.

Outra estudante Ana Helena Souza, 16, ainda está no 1º ano do ensino médio, mas afirmou que está começando a pensar no que fazer. “Nunca tinha participado de um evento como este. Fiz o teste vocacional e tive contato com muitas profissões aqui, algumas até que eu nem sabia que existiam. Ainda tenho algum tempo para escolher, mas tudo que vi aqui, com certeza, influenciará na decisão final”, afirmou.  

Segundo o superintendente da Fiema e do IEL, Marco Antonio Moura, a implementação do Encontro Indústria de Talentos contribui para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado. “Com esta iniciativa, queremos contribuir para tentar diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há no estado hoje”, disse Moura.

Para esta quarta-feira (8) estão programadas as cinco palestras e a apresentação do case de sucesso da Cemar que fazem parte do 6º Encontro Maranhense de Estágio; a continuação da 1ª Feira de Profissões para a Indústria e palestras das empresas industriais que aderiram ao evento – Vale, Alumar, MPX, Cemar e Renosa.  

Exposição

Os dois estandes que mais chamaram a atenção foram o do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o de testes vocacionais, montado pelo IEL. O primeiro chamou a atenção pelo uso da um simulador virtual de operação de tratores e máquinas empilhadeiras, que funciona como um vídeo game e o segundo pela possibilidade de orientação para os estudantes que precisam decidir cedo a sua carreira profissional.

O Senai também levou uma exposição dos cursos que oferece e montou um segundo estande com os alunos que participarão da Olimpíada do Conhecimento, que é uma competição nacional que a eficiência dos estudantes dos cursos profissionais que a entidade oferece como panificação, programação, eletromecânica, eletroeletrônica e construção civil.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) também participou da ação, com o Caminhão da cultura, que levou teatro e atrações culturais para o Encontro Indústria de Talentos. Além do Estande de testes vocacionais o IEL mostrou os eu portfólio de cursos de educação para executivos e atuou na interação entre as instituições de ensino superior e profissional e o setor produtivo que participaram da ação

“Com as ações do Senai, Sesi e IEL estamos mostrando como o Sistema Fiema pode trabalhar de maneira integrada a educação profissional e para profissionais. Ao trabalharmos desta maneira, estamos contribuindo para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado com intuito de favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo.”, comentou Marco Moura.  

Os estandes das cinco indústrias que aderiram ao Encontro Indústria de Talentos também foram procurados pelos estudantes por causa das informações sobre demandas por profissionais e os programas de seleção e treinamento de profissionais que estas empresas oferecem.

Para a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento Humano da Renosa, Tatiane Cristina Zaccaro, o evento serviu para mostrar programas de formação continuada que a empresa disponibiliza para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. “Estamos mostrando o programa Jovens Talentos, que é uma iniciativa para preparar os novos profissionais que contratamos em relação a pequenos detalhes como comportamento organizacional e comunicação”, comentou.

Na programação também contavam cinco palestras que trataram das ofertas de cursos de preparação e mão de obra oferecidos pelo governo do estado e por universidades públicas e privadas, bem como sobre educação financeira para jovens.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste