São Luís - As reuniões de agosto de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e dos conselhos regionais do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) serão realizadas em Imperatriz. A ação faz parte da orientação do Sistema Fiema para interiorizar suas ações.
Uma comitiva com 30 industriais – diretores da Fiema e representantes dos sindicatos patronais que fazem parte da entidade - liderada pelo presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves, estará em Imperatriz nesta segunda-feira (20). Além das reuniões, o grupo de industriais terão uma agenda de atividades externas. “Tomamos atitudes concretas para aproximar o empresariado das diversas regiões maranhense e iniciamos por Imperatriz. Este contato é importante por poder gerar negócios entre industriais maranhenses”, disse o presidente da Fiema.
Na manhã da segunda-feira (20) eles visitarão as unidades do Sesi e do Senai na cidade tocantina. No mesmo dia, o grupo participará da inauguração da unidade Sesi Indústria do Conhecimento de Imperatriz. Na terça-feira (21), serão realizadas as três reuniões de conselho programadas e a participação na solenidade de abertura da 4ª Feira de Móveis de Imperatriz.
Um dos objetivos da visita da comitiva de industriais à Imperatriz é dar mais visibilidade a atuação das quatro casas que compõe o Sistema Fiema na cidade tocantina. “Estamos na cidade com unidades do Sesi e do Senai. Além disso, estamos fortalecendo a atuação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Fiema, com destaque para o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) que visa preparar o empresário local para ter condições de se tornar fornecedor de produtos e serviços para os grandes empreendimento que estão se instalando na região como é o caso da Suzano e do Ceste, este último uma das empresas mantenedoras do programa”, afirmou o vice-presidente da Fiema, Francisco Sales, que é industrial da região tocantina e é anfitrião da visita.
Indústria do Conhecimento
A unidade Sesi Indústria do Conhecimento é a 10ª a entrar em funcionamento no estado e foi batizada de Adhemar Alves de Freita, em homenagem ao ex-gerente da unidade do Serviço Social da Indústria em Imperatriz.
“É uma homenagem justa a um colaborador do Sistema Fiema que muito contribuiu para o crescimento sociocultural e educacional da sociedade de Imperatriz”, comentou Baldez.
Assim como as outras nove unidades Sesi Indústria do Conhecimento, a de Imperatriz é centro multimeio com biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores ligados à internet, destinados a disseminar informação dentro do Estado. Cada unidade é projetada para atender 25 usuários no espaço de leitura e 10 computadores.
“O projeto Sesi Indústria do Conhecimento está diretamente associado à oferta de educação de qualidade ao trabalhador da indústria e sua família, e também à comunidade onde o Sesi e, consequentemente a indústria, estão inseridos”, explicou Andreia Marão, superintendente regional do Sesi.
O projeto Sesi Indústria do Conhecimento é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesi, cujo objetivo é facilitar ao trabalhador da indústria, sua família e à comunidade o acesso à informação disponível na mídia impressa, eletrônica e na internet. A meta é construir 350 unidades em todo o Brasil e para este ano ainda estão previstas a inauguração das unidades de Caxias e Rosário.
Quadro
Fiema em Imperatriz
Segunda-feira (20)*
Visitas às unidades Sesi e Senai
Inauguração da unidade Sesi Indústria do Conhecimento
Terça-feira (21)**
Reunião dos Conselhos regionais do Sesi e Senai
Reunião de Diretoria da Fiema
Visita a 4ª Feria de Móveis de Imperatriz
Atuação do Sistema Fiema
Sesi
1 escola, com oito salas de aula
993 alunos
Ensino infantil, fundamental e médio
Educação para Jovens e Adultos (EJA)
Senai
1 escola, com 18 salas, 1 laboratório e 9 oficinas
4220 alunos matriculados em 2012
Oferecimento de cursos de formação, aperfeiçoamento e iniciação nas áreas de movelaria, construção civil, construção pesada, montagem industrial, vestu´rio e manutenção industrial
EBEP – Ensino médio profissionalizante (Articulação Sesi e Senai)
70 alunos
IEL
1 Escritório
Serviço de encaminhamento ao estágio
Operacionalização do PDF na cidade
*Haverá programação apenas à tarde
**Reuniões marcas para a manhã e visita Feira de Móveis à tarde
FONTE: FIEMA