Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Empresas que fornecem para o Sistema Fiema serão qualificadas pelo Procem


Data: 28 de agosto de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

São Luís - O Sistema Fiema – formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Sesi, Senai e IEL, iniciou na última segunda-feira (27) a primeira etapa de sensibilização para a formação da primeira turma do Programa de Certificação de Empresas (Procem) para seus fornecedores. Ao todo, 20 serão capacitados, qualificados, auditados e certificados no Programa que permite a adequação das empresas às exigências do mercado e disciplina-as no processo de fornecimento de bens e serviços, minimizando custos e aumentando sua credibilidade perante os compradores.

As 20 empresas fornecedoras serão qualificadas em diversas áreas de gestão, que tratam desde melhorias no atendimento, desenvolvimento tecnológico, até a reorganização das atividades contábeis, tributárias e trabalhistas.

“É uma forma de nos aproximarmos cada vez mais de nossos fornecedores e de contribuirmos para o crescimento e o desenvolvimento das empresas locais, o que já faz parte dos objetivos do programa”, afirmou Marco Antonio Moura, superintendente regional do IEL e da Fiema durante sua apresentação na primeira palestra de sensibilização do Procem para fornecedores da Fiema.

Moura explicou que a vinda de novos empreendimentos e o desenvolvimento econômico pelo qual o Maranhão passa, exigem um nível cada vez maior de excelência das empresas na prestação dos serviços e que o Procem visa contribuir com a qualificação desses negócios em todo o Maranhão.

Executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Procem é uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), gerido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e seis empresas mantenedoras – Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Renosa e Vale.

Para essa turma em especial, a Federação, Sesi, Senai e IEL farão as vias de mantenedoras, custeando 50% da certificação aos fornecedores do Sistema Fiema. Ressalte-se que a certificação do Procem já foi comparada à ISO pelas empresas maranhenses, visto o diferencial, praticidade e competitividade que possibilita às empresas que a obtêm. 

“Acho que a maior transformação que o Procem trouxe foi para mim mesma, que hoje tenho uma empresa totalmente renovada, com funcionários em quem eu acredito e delego funções. Dentre outras coisas, ganhei ainda em qualidade de vida”, revelou Glícia Raposo, sócia de uma empresa de call center em São Luís, recentemente certificada pelo Programa.

O superintendente de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa da Sedinc, José Oscar de Mélo Pereira, disse que Procem é uma política de desenvolvimento que valoriza as empresas locais e tem foco em sua maior participação nos negócios.

“Começamos em 1999 com poucos fornecedores e hoje já temos 751 participando do PDF. Só este ano, mais de R$ 1,9 bilhão já foram negociados entre as empresas âncora e os fornecedores locais. É a prova de que oportunidades têm surgido e se mantido para as empresas maranhenses”, destacou.

Participaram ainda do evento, o coordenador executivo do PDF pela Fiema, Denis Sodré, o diretor regional do Senai, João Alberto Schalcher, o superintendente corporativo da Fiema, José de Jesus Azzolini, a superintendente regional do Sesi, Andréia dos Santos Marão, representantes da Renosa e da Alumar e técnicos do Sistema Fiema.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste