Imperatriz - A primeira turma do Programa de Certificação de Empresas (Procem) da região tocantina foi certificada em Imperatriz, na Feira de Comércio e Indústria (Fecoimp). Durante doze meses, sete empresas foram capacitadas, auditadas e avaliadas para adequar seus processos de gestão às exigências de mercado e, assim, buscar novos clientes e aumentar sua participação nos negócios com as grandes indústrias.
A iniciativa integra as ações do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que atua no fortalecimento das empresas locais e é gerido, de forma compartilhada, pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e seis empresas mantenedoras – Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Renosa e Vale. O Procem, especificamente, é executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma das instituições do Sistema Fiema.
“Com qualificação a gente vai longe. Agradeço aos que nos deram força e estavam lá conosco, especialmente naqueles momentos em que achamos que não conseguiríamos”, disse a empresária Solange Zavaruza de Almeida, da Brisa Brindes, a primeira a receber o certificado na solenidade. Também receberam certificados as empresas Bios Informática, Retifica Mendonça, Franco Engenharia, Pavel, Pneus Brasil e Maquisul.
O trabalho do Procem propõe conteúdos que visam disciplinar as empresas a buscar excelência no fornecimento de bens e serviços a grandes indústrias, minimizando custos e aumentando sua credibilidade perante os compradores. O processo de certificação inclui mudanças nos principais setores das empresas, da área contábil a de atendimento, e propõe a inclusão de novas atividades, como projetos de responsabilidade social.
Na abertura da Fecoimp, o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, fez questão de destacar que o Sistema Indústria tem trabalhado para expandir as ações no Maranhão e dar oportunidade de crescimento às empresas que estão nos municípios onde a indústria está se instalando.
“Estamos ampliando nosso esforço aqui na região com o PDF e Procem, por meio de ações do IEL, pelas atividades educativas, culturais e sociais que o Sesi organiza aqui, voltados para os trabalhadores da indústria, seus familiares e comunidade”, disse Baldez.
O presidente citou ainda programas de capacitação de mão de obra que chegaram a Imperatriz com o empreendimento da Suzano e que tem parceria com o Senai, a exemplo do Programa Capacitar. “Programas como esses abrem portas e dão chances reais aos maranhenses que vivem aqui, de se beneficiarem destes investimentos”, frisou.
O superintendente de Negócios e gestor do PDF pela Sedinc, José Oscar de Mélo Pereira, explicou que o apoio do PDF às empresas de Imperatriz iniciou desde 1999, sempre em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e Fiema e que essa primeira turma representa bem o momento de crescimento que a região está vivendo.
“Tem sido uma prioridade interiorizar as informações do programa, porque os investimentos estão descentralizando e é importante que as empresas possam se qualificar e se certificar para participar desse desenvolvimento”, revelou o superintendente.
Participaram ainda da certificação, o coordenador geral do PDF pela Fiema, Denis Sodré, o gestor do escritório da Fiema e do IEL em Imperatriz, Eduardo Sousa, Carlos Henrique Pietre, gerente de Suprimentos da Alumar, Dorgival Pereira, gerente geral de Relações Institucionais da Vale, o presidente da ACII, Euclides Vieira e o gerente regional do Sebrae, Danilo Lisboa.
A segunda turma do Procem da região tocantina iniciou no mês passado em Açailândia, com a participação de 25 empresas das áreas de construção civil, comércio e serviços, fabricação industrial, coleta e tratamento de resíduos, aluguel de máquinas e equipamentos industriais, construção de estações e distribuição de energia elétrica, monitoramento e sistema de segurança e serviços de saúde.