Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Maranhão terá programa de melhoramento genético do rebanho de gado Girolando


Data: 21 de setembro de 2012
Crédito: ASCOM/FIEMA

São Luís - O Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) e a Associação Brasileira de Criadores de Girolando assinam nesta sexta-feira (21) um termo de cooperação técnica para implementar o Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG) no estado. O evento acontecerá na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Fiema, ás 18h.

A iniciativa é promover o melhoramento genético pelo método de inseminação artificial em plantel da raça girolando no Estado, que hoje soma cerca de 200 mil cabeças, por meio da utilização de sêmen de reprodutores que estejam em testes de progênie.

Segundo o presidente do Inagro, José Ataíde, o gado Girolando é resultado do cruzamento entre o boi da raça Holandesa e vacas da raça Gir, que resultam em animais com aptidão para a produção leiteira.

 “O Maranhão é o terceiro estado a receber o PMGG e o estado foi escolhido por ter boas condições para a criação deste tipo de gado. Para o estado, além de aumentara qualidade do rebanho poderemos garantir a melhoria do estado sanitário do plantel maranhense , uma vez que exigimos que os criadores interessados tenham seu gado com vacinação em dia”, comentou Ataíde.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, o PMGG é importante iniciativa para garantir condições de desenvolvimento da indústria de beneficiamento de leite e de lácteos.

“Precisamos aumentar esta produção para garantir que a indústria de beneficiamento de leite condições de continuar crescendo e este programa poderá garantir o aumento da produção e melhorias dos indicadores de produtividade no estado”, disse Baldez.  

Hoje o Maranhão tem 21 estabelecimentos autorizados a fabricar produtos a partir do leite de gado, como iogurte e queijo. Há cinco anos eram apenas seis plantas industriais autorizadas a trabalhar com leite e derivados.

Programa

O Programa é focado em criadores de médio porte, que tem entre 30 e 60 cabeças de girolando produzindo leite. Serão beneficiados criadores das bacias leiteiras do Médio Mearim, de Bacabal, das regiões Tocantina, dos Cocais, do Alpargatas (Dom Pedro, Presidente Dutra e Tuntum).

 De acordo com Ataíde, cada criador que aderir ao projeto receberá dose de sêmen bovino , em várias graduações, para ser usado em processo de inseminação artificial.  “Fizemos três cursos de capacitação para inseminação artificial em parceria com o Faema/Senar para preparar profissionais nas bacias leiteiras que já foram mapeadas para fazer a reprodução assistida com sêmen de bois com teste progênie”, explicou o presidente do Inagro.

A iniciativa conta com  parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar),Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do estado do maranhão (Fundepec), Embrapa Cocais, Uema, Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste