Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Confiança do industrial maranhense mantém-se em setembro, diz pesquisa da Fiema


Data: 5 de outubro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei-MA), divulgado nesta sexta-feira (5) pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), mostra um empresário mais confiante (62,2 pontos) em setembro. O índice é menor que no mês passado (63,4), mas supera em 1,1 ponto o mês de setembro de 2011.

Entre a classe industrial do Nordeste e do Brasil os índices também refletem otimismo, chegando a 61,5 pontos e 57,4 pontos, com evoluções de 3,8 e 2,9 pontos frente ao mês anterior, respectivamente. Valores acima de 50 pontos indicam condição melhor ou expectativa otimista, e abaixo, falta de confiança.

Segundo a pesquisa da Fiema, contribuiu para o recuo do Icei-MA as expectativas dos industriais do setor de extração e transformação em setembro, quesito cujo indicador ficou em 69,1 pontos, 5,2 pontos menor que no mês anterior (74,3 pontos).

Por sua vez, na construção civil os indicadores mostraram avanços no item que se refere às condições do ambiente de atuação, mas insuficientes para caracterizar melhorias. Os índices permanecem abaixo dos 50 pontos, indicando situação ruim, a exemplo dos 48,8 pontos da avaliação da classe industrial em relação à economia brasileira.

Nos setores de extração e transformação, apesar do Icei ter recuado para 65,1 pontos em setembro, o indicador das condições evoluiu para 57,1 pontos. O destaque é para os 58,3 pontos da avaliação sobre as condições das empresas, indicando melhorias em relação aos últimos seis meses. Conforme apontado na pesquisa, o setor reviu projeções fazendo o índice das expectativas recuar para 69,1 pontos.

Pesquisa – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) é um indicador antecedente utilizado para identificar mudanças na tendência da produção industrial. Ele auxilia na previsão do produto industrial e, por conseguinte, do PIB brasileiro, visto que empresários confiantes tendem a aumentar o investimento e a produção para atender o esperado crescimento na demanda.

No Maranhão, é elaborado mensalmente pela Fiema por meio do Núcleo de Pesquisas Econômicas, utilizando-se dos resultados da Sondagem Industrial da CNI – Confederação Nacional da Indústria – aplicada no Maranhão.

O Icei-MA é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste