São Luís - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Comissão Européia, por meio do programa Al Invest para Internacionalização de Pequenas e Micro Empresas, estão promovendo, gratuitamente, cursos rápidos de aperfeiçoamento para executivos da indústria maranhense. O objetivo é preparar as empresas industriais do estado, visando facilitar a internacionalização, seja por meio da exportação de produtos e serviços ou pela importação de produtos e tecnologias.
De acordo com o superintendente da Fiema, Marco Antonio Moura, os cursos se justificam pela demanda de produtos maranhenses percebida no mercado internacional. “Uma das orientações do sistema Fiema é fortalecer o processo de internacionalização da indústria maranhense e o que estamos fazendo é oferecer condições para que as empresas indústriais se preparem para atuar no mercado internacional seja importando ou exportando produtos, serviços e tecnologia”, afirmou Moura.
A parceria, ofertará o curso de marketing internacional que abrirá a programação na tarde desta terça-feira (9). Com início às 14h30, na Casa da Indústria Albano Franco, na Cohama, este curso terá oito horas de duração e tratará temas como cenários econômicos internacionais, mix de produtos para o mercado externo e como oferecer produtos.
No dia seguinte está previsto o curso de formação de preço para o mercado internacional. Também com oito horas de duração, os assuntos abordados serão como calcular e fixar preços para produtos de exportação e importação, análise de competitividade e formação de custo internalizado.
Os dois cursos serão ministrados pelo professor da Universidade de Caxias do Sul, Guilherme Bergmann Vieira, que é mestre em gestão portuária e transporte intermodal pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid.
Para se inscrever basta solicitar a ficha de inscrição pelo telefone (98) 32121896 ou pelos e-mail’s cassianojunior@fiema.org.br ou cinmaranhao@gmail.com e devolver preenchida à organização até a hora do início dos cursos.