São Luís - A produção industrial maranhense cresceu em agosto, de acordo com a Sondagem Industrial do Maranhão, de setembro, divulgada nesta terça-feira (9) pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O indicador da produção industrial maranhense chegou aos 54,7 pontos, um resultado 7,5 pontos acima do mês anterior.
Com este resultado, a produção industrial maranhense praticamente volta aos mesmos patamares registrados em março, quando o indicador registrou 56 pontos. O indicador mostrou que a indústria local seguiu o mesmo viés da indústria brasileira e do nordeste, que apresentaram tendência de crescimento, ficando com índices em 54,7 e 58,6 pontos respectivamente.
Ainda segundo a Sondagem Industrial, a indústria maranhense só não teve um resultado melhor porque os estoques de produtos finais ainda estão altos, principalmente nas indústrias de pequeno porte. O relatório mostra que os estoques de produtos finais para as empresas de médio e grande porte ficaram em 58,3 pontos – o que quer dizer 6,2 pontos acima do resultado de junho – e para as de pequeno porte 43,8 pontos.
O relatório também mostrou que a utilização da capacidade instalada (UCI) também cresceu chegando à 77%, ficando dois pontos percentuais acima do resultado de junho, porém 4% abaixo do resultado no mesmo período de 2011.
Em relação à expectativa para os próximos seis meses , a indústria maranhense está otimista. As expectativas dos empresários, quanto à demanda esperada, chegou aos 59,1 pontos, o que indica que eles esperam aquecimento da procura por produtos fabricados pela indústria local.