Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Pesquisa da Fiema diz que atividade da construção civil permanece abaixo do usual no Maranhão


Data: 11 de outubro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – A Sondagem da Construção Civil no Estado do Maranhão acusou estabilidade no nível de atividade do setor em agosto de 2012 na comparação com julho. O indicador foi de 50 pontos e repetiu o desempenho de agosto de 2011. Ressalte-se que no ano passado, as médias e grandes empresas registraram um volume de atividade acima do usual (52,5 pontos), enquanto em 2012, o volume ficou abaixo do usual (43,1 pontos).

Elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a pesquisa apontou que as empresas de pequeno porte do setor operaram aumentando o quadro de pessoal (57,5 pontos) e elevando a capacidade operacional em 11%. Para os próximos seis meses, projetam contratar mão-de-obra (62,5 pontos), ao contrário das médias e grandes empresas, que intencionam dispensar pessoal (47,5 pontos).

Ainda em relação às expectativas dos empresários do setor, a Sondagem mostra que é aguardado um aumento do nível de atividade, compra de insumos e matérias-primas e novos empreendimentos, mas em um patamar inferior ao esperado em 2011.

Sobre a utilização da capacidade operacional (UCO) das empresas do setor, a pesquisa indicou, em agosto de 2012, a menor utilização pelas médias e grandes, 62%, até então medida em 2012. O reflexo foi a queda de 8% da UCO geral no estado, passando de 70% em julho para 63% em agosto, ficando abaixo dos 71% do Nordeste e dos 70% do Brasil. O desempenho melhor foi das pequenas empresas maranhenses do setor, que registraram uma UCO de 71%.

A Sondagem Indústria da Construção é uma sondagem de opinião empresarial criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para monitorar a evolução da atividade de construção, do sentimento do empresário e, consequentemente, da evolução futura da indústria da construção. Para fazer a avaliação, a pesquisa gradua a opinião do empresário em uma escala que vai de 0 a 100 e os valores acima de 50 indicam situação melhor ou empresários confiantes.

No Maranhão é realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e aplicada às empresas construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste