São Luís - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, e o diretor corporativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fernando Trivellato, lançaram o programa de implantação do Sistema Integrado de Gestão Empresarial ERP no Sistema Fiema, nesta sexta-feira (19).
O objetivo é ter uma ferramenta de padronização de processo de trabalho adequado à realidade do Maranhão, para integrar todos os dados e processos da Fiema em um único sistema, garantindo mais agilidade e segurança nos seus processos internos e permitindo a adoção de melhores práticas, visando garantir ganhos de produtividade e resultados mais efetivos no apoio ao desenvolvimento industrial maranhense.
Segundo Baldez, está é terceira etapa do Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema, que foi lançado no começo do ano e tem por objetivo preparar as quatro entidades que compõem o Sistema Fiema – Federação, Sesi, Senai e IEL – para atender as novas demandas que estão surgindo com a chegada de empreendimentos industriais de grande e médio porte na capital e no interior.
“Estamos andando bem e temos obtido resultados satisfatórios. Agora, precisamos continuar andando em frente e melhorando as possibilidades de atendimento sistêmico ao mercado e a um modelo avançado de gestão. O que estamos fazendo é dando início a uma nova etapa do Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema. Tudo isso visa melhor atender a indústria maranhense nas suas necessidades e torna-la cada vez mais forte e eficiente”, afirmou Baldez.
Programa
O período de implantação do programa deverá acontecer até o início de 2014. No entanto, Trivellato, comentou que pelo desenvolvimento das duas primeiras fases do Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema, ele acredita que este prazo poderá ser reduzido.
“As duas primeiras etapas, diagnóstico e construção dos mapas estratégicos, acredito que temos um cronograma folgado e poderemos reduzir este prazo de implantação. A Fiema tem lideranças catalizadoras que permitem com o trabalho ande com consistência.”, disse o diretor corporativo da CNI.
O desenvolvimento do Programa do Sistema ERP contará com o suporte de grandes empresas nacionais especializadas em gestão integrada. O desenvolvimento da ferramenta eletrônica será feito pela Totvs e o acompanhamento pela consultoria paulista AGR, com o suporte de técnicos da CNI.
A primeira etapa de implantação do Sistema ERP na Fiema consiste em fazer um diagnóstico dos processos administrativos e de negócios da entidade. Para isso, os executivos irão responder um questionário cuja função é tirar uma radiografia do funcionamento do Sistema Fiema.
A partir dos dados levantados, serão elaborados planos de ação para cada uma das etapas dos processos de gestão, administração e negócios. E a última etapa será a implantação propriamente dita do Sistema ERP. “A partir daí, os gestores poderão obter dados precisos em tempo real e poderão tomar decisões com mais rapidez e segurança”, finalizou Trivellato.