Imperatriz - Criada pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Imperatriz, José da Costa Pimentel Neto, uma cerâmica produzida a partir de garrafas pet e pvc disputa o prêmio no Inova Senai, uma feira que divulga projetos e processos inovadores desenvolvidos por alunos e instrutores da instituição. A competição será em São Paulo durante a Olimpíada do Conhecimento do Senai, maior torneio de educação profissional das Américas, que acontece de 12 a 18 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.
José Neto garantiu sua participação na etapa nacional no fim do ano passado, após seu projeto ser classificado em primeiro lugar na fase estadual do Inova Senai, ocorrida em dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O instrutor disputou com outros 14 projetos do Maranhão e dividiu a primeira posição com o instrutor da unidade do Senai Tibiri (na BR-135), José Leodoro Sales Júnior, que também participa da feira em São Paulo com o processo de produção de um queijo frescal recheado com polpa de juçara.
Para o instrutor do Senai de Imperatriz, a cerâmica de pet traz benefícios ao meio ambiente, à indústria e ao consumidor, pois além de surgir como uma alternativa ecologicamente correta ao revestimento de pisos e paredes para a Construção Civil, é muito semelhante à cerâmica original e bem mais barata, podendo a diferença de custo chegar a até 30%.
“É um produto de fácil manuseio, inquebrável e tem sua função social de gerar renda e contribuir para a indústria de reciclagem e cooperativas de catadores no Estado”, diz José Neto.
Na época da edição estadual do Inova Senai, o instrutor chegou a receber uma proposta da empresa gaúcha Artcola, que consistia na utilização de uma cola também ecologicamente correta criada por eles para grudar o protótipo de cerâmica criado pelo instrutor do Senai. A cola, que substitui a argamassa, adere com perfeição ao produto maranhense.
O resultado final da etapa nacional do Inova Senai está marcado para acontecer no dia 18 de novembro, último dia das competições em São Paulo.
Olimpíada – José Neto integra uma delegação de 12 maranhenses que o Senai Maranhão embarca esta semana para a cidade paulista.
Nove alunos do Senai e um do Senac, representam o Maranhão na Olimpíada do Conhecimento. Eles passarão por testes que simulam desafios diários do ambiente de trabalho em ocupações profissionais da indústria, do comércio e da área de serviços. Vencem o torneio os estudantes que conseguem as melhores notas nos dias de competição.
Os alunos maranhenses competirão com mais de 600 estudantes brasileiros de cursos técnicos em oito diferentes áreas de conhecimento da indústria – Design Gráfico, Web Design, Eletrônica Industrial, Revestimento Cerâmico, Mecânica de Manutenção, Caldeiraria, Tecnologia da Informação e Panificação – e uma na área de comércio, a de Serviço de Restaurante.
Para o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura, a Olimpíada é muito mais que uma competição. É a oportunidade de apresentar os mais modernos processos da indústria, os novos talentos profissionais, além de ser uma verdadeira vitrine da educação profissional patrocinada pela indústria. “Como entidade que integra o Sistema Fiema e trabalha para o fortalecimento do setor produtivo, o Senai contribui investindo na formação de mão de obra qualificada e no desenvolvimento das profissões, com foco na competitividade da indústria”, destacou o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva. Para ele, levar educação profissional às pessoas também é contribuir para a sua cidadania.
Na edição deste ano da Olimpíada participam competidores na categoria Pessoa com Deficiência (PcD). Na delegação maranhense, Marina de Pádua Nascimento, que tem síndrome de down, e o deficiente visual Francisco Andrade Filho, representam o estado nas ocupações Panificação e Tecnologia da Informação, respectivamente.
Uma outra competição que acontece também durante a Olimpíada é o Desafio de Ideias. Durante a prova, um desafio será lançado por uma empresa convidada e os alunos precisam desenvolver uma solução para o problema. O estudante maranhense Isaac Franco Araújo, do Curso Técnico em Eletroeletrônica da unidade do Senai – Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, representará o Maranhão no desafio.
Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, tem-se investido muito na ampliação dos serviços de qualificação profissional do Senai no Estado e a instituição está muito confiante na participação dos alunos maranhenses nessa Olimpíada e nas competições paralelas, como o Inova Senai e o Desafio de Ideias. "Fizemos questão de convidar muitos empresários, além de autoridades, para estar conosco em São Paulo, porque temos certeza de que a Olimpíada vai revelar novos profissionais e a iniciativa privada aproveita essas competições para buscar talentos", conta Baldez
---------
Instrutores participam da etapa nacional do Inova Senai
1- Queijo Frescal com polpa de Juçara - JOSÉ LEODORO SALES JÚNIOR e MARCOS CRUZ COSTA
2- Cerâmica Plástico: Uma alternativa ecologicamente correta para revestimento de pisos e paredes – JOSÉ DA COSTA PIMENTEL NETO
Conheça os alunos do Senai-MA e Senac-MA que participam da Olimpíada do Conhecimento
1- Design Gráfico – MARCUS VINICIUS OLIVEIRA QUIXABA
2- Web Design – DIEGO ALCINDO FRÓS FREITAS
3- Eletrônica Industrial – MATHEUS SANTOS VIEIRA
4- Revestimento Cerâmico – JONIEL DA SILVA COSTA
5- Mecânica de Manutenção – WELLYNGTON CONCEIÇÃO DA SILVA
6- Caldeiraria – LEANDERSON DA SILVA LIMA
7- Tecnologia da Informação (Cegos) – FRANCISCO ANDRADE FILHO
8- Panificação (Síndrome de Down) – MARINA DE PADUA NASCIMENTO
9- Serviço de Restaurante - ALDO ALVES MARTINS (aluno do Senac)
Desafio de Ideias terá um aluno do Senai-MA
Isaac Franco Araújo – aluno do Curso Técnico em Eletroeletrônica do Senai-MA