São Luís - Dois laticínios maranhenses ganharam medalhas de ouro no Concurso de Lácteos realizado durante o X Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado em Imperatriz. O Laticínio São José, de Imperatriz, venceu o concurso de queijo muçarela e o Laticínio Itapelc, de Codó, venceu a categoria Destaque Especial, com o seu queijo coalho condimentado com orégano.
De acordo com as informações divulgadas pela organização do concurso lácteo, outros dois laticínios maranhenses também foram premiados na competição: Laticínio Thalia, de São Francisco do Brejão, que ficou com a prata também no concurso de queijo muçarela e Laticínio São José, de Itapecuru Mirim, que ficou com a medalha de bronze ao apresentar Iogurte integral com polpa de cupuaçu.
O concurso de lácteos foi organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Cândido Tostes. De acordo com a organização, o Concurso de Lácteos 2012 recebeu 60 inscrições nas quatro categorias: queijo coalho, queijo muçarela, queijo manteiga e destaque especial.
Segundo o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura, todos os premiados integram o Programa de Qualidade de Lácteos (PQL), que é desenvolvido pelo Senai desde 2008, em parceria com o Sebrae e outras instituições, junto aos fabricantes de derivados de leite.
“Não é a primeira vez que empresas ligadas a este programa são premiadas em concursos de lácteos. No final de 2011, outros dois laticínios maranhenses e o Senai-MA receberam premiações no 7° Concurso de Lácteos Norte Nordeste. A indústria Laticínio Jataí, de Itapecuru-Mirim, recebeu medalha de prata na categoria queijo muçarela e o Laticínio Sabor do Nordeste, de São José de Ribamar, ficou com a medalha de bronze na categoria iogurte de ameixa, e o Senai recebeu medalha de ouro por sua atuação no PQL, sendo apontado como a organização que melhor atuou na região no apoio a indústria leiteira”, disse Moura.
“Estas premiações mostram que a indústria maranhense de laticínios é competitiva e que o esforço quem fazemos em apoiar o setor com programas, consultoria e ações que visam dar mais qualidade aos produtos indústrias maranhenses tem surtido efeito desejado com sobras”, completou o diretor do Senai.
Hoje, a indústria de leite e derivados é uma das que mais cresce no Maranhão e processa diariamente cerca de 460 mil litros de leite. No entanto segundo projeções feitas pelo governo estadual a produção diária de leite in natura do estado é estimada em cerca de 1,1 milhão de litros de leite.
Resultado do concurso de Lácteos no X Enel
O concurso recebeu 60 inscrições de laticínios de todo o Nordeste
Categoria Queijo Muçarela
07 produtos inscritos
1º Laticínio São José Imperatriz-MA
2º Laticínio Thalia São Francisco do Brejão- MA
3º Laticínio Catolé Catolé do Rocha-PB
Categoria Queijo Manteiga
06 produtos inscritos
1º Laticínio Babi Brejinho-RN
2º Laticínio Sertão Jucurutu Jucurutu-RN
3º Queijaria Dona Gertrudes Caicó-RN
Categoria Queijo Coalho
21 produtos inscritos
1º Fazenda Maria Quitéria Jaguaribe-CE
2º Laticínio Vale Lac Pedra-PE
3º Queijaria Dona Gertrudes Caicó-RN
Categoria Destaque Especial
26 produtos inscritos
1º Queijo coalho condimentado com orégano Laticínio Itaplec Codó-MA
2º Queijo coalho com pimenta Laticínio Leite Nobre Venturosa-PE
3º Iogurte integral com polpa de cupuaçu Laticínio São José Itapecuru Mirim-MA
FONTE: FIEMA/SENAI