Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Produção da Construção Civil cai em setembro, diz pesquisa da Fiema


Data: 12 de novembro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

A produção da construção civil voltou a cair em setembro. O dado foi revelado pela pesquisa Sondagem Indústria da Construção no Maranhão, divulgado nesta sexta-feira (9) pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Segundo o levantamento, o índice ficou em 47,3 pontos, um resultado 2,7 pontos menor do que em agosto e 0,7 pontos abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. (Pesquisa completa no link abaixo).

A elevada carga tributária e a falta de trabalhadores qualificados permanecem como os maiores problemas enfrentados pelas empresas. A inadimplência de parte dos clientes, também impactou negativamente nos negócios das empresas maranhenses. A queda no nível de atividade das empresas de Construção Civil do Maranhão verificada no terceiro trimestre de 2012 não comprometeu sua situação financeira.

A margem de lucro no período foi considerada boa. Há expectativas por parte dos empresários entrevistados de que a demanda aumente, bem como de que surjam novos empreendimentos. Entretanto, assim como no mês anterior, em outubro os empresários das médias e grandes empresas do setor permanecem sinalizando que haverá dispensa de mão de obra nos próximos meses.   

No entanto, nem tudo são más notícias no segmento da construção civil. Apesar do recuo da produção, a Sondagem Indústria da Construção no Maranhão mostrou que não interfere negativamente nas finanças das empresas. O índice da situação financeira mostrou boa condição no segmento, ao registrar 54,4 pontos no terceiro trimestre de 2012.

As empresas maranhenses da Construção Civil permanecem, por três anos consecutivos, apontando uma margem de lucro operacional boa no terceiro trimestre. O indicador em 2012 registrou 54 pontos, ao contrário do segmento em nível nacional, que ao registrar 48,6 pontos, considerou a margem de lucro ruim.

O setor da Construção Civil do Maranhão em todo o ano de 2012 enfrentou dificuldade de acesso ao crédito. O indicador de 42,6 pontos registrado no terceiro trimestre, por estar abaixo dos 50 pontos, sinalizou que o acesso ao crédito foi difícil. Situação igual enfrentaram os empresários do segmento em nível nacional, ao registrar 45,1 pontos.

Ainda segundo a pesquisa, a elevada carga tributária permanece como o principal entrave no País para o setor da Construção Civil. Foi essa a afirmação de 63,6% e 54,3% dos empresários do Maranhão e do Brasil, respectivamente. A falta de trabalhador qualificado é o segundo maior problema enfrentado pelo setor em todo o país. A inadimplência dos clientes foi enfrentada em maior grau pelas empresas maranhenses, tornando-se o terceiro maior  problema.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste