Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Esporte Cidadania atende mais de 5 mil pessoas em Caxias


Data: 12 de novembro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

Caxias - Rafael Rubens Souza Dias, 9 anos, acordou cedo para ir à unidade do Sesi de Caxias para participar do Esporte Cidadania, uma ação conjunta realizada pelo Sesi e Rede Globo, por meio da TV Mirante, no último sábado (10). Estudante do 4º ano do ensino fundamental, ele participou da corrida do Sesinho, esteve nas oficinas de futebol, futebol de sabão, leitura, natação e escalada e viu pela primeira vez um computador funcionando.

“Nunca tinha participado de um evento assim. É divertido. Aqui pude jogar bola, fazer escaladas, ler, lanchar, mas o que eu gostei mesmo foi de ver o filme na biblioteca. É muito bonito ver o mundo”, disse.   

Rafael e outras 5.276 pessoas, receberam 22. 528 atendimentos em serviços de saúde, esporte, lazer, cidadania e cultura no Sesi Caxias, durante o Esporte Cidadania. Ao todo, 148, voluntários participaram da ação, que também contou com apoio de 35 empresas – 17 industriais e 18 de outros setores.

Outro que se divertiu no evento foi o estudante Arlei de Jesus Souza, 17 anos. Ele participou de um dos torneios promovidos pelo Sesi no evento; o de futebol de salão. “Não fiquei só aqui. Fui tomar banho de piscina e vi alguns shows. Eventos como esses deveriam acontecer mais vezes”, comentou o adolescente.

O Esporte Cidadania atendeu pessoas de todas as idades e a dona de casa Tereza Rocha Carvalho, 57 anos, foi uma delas. Ela chegou à unidade do Sesi de Caxias logo na abertura da 8ª edição do Esporte Cidadania. Ela foi aproveitar alguns dos serviços oferecidos na ação e chegou junto com a filha, Rochelle de Jesus Rocha Carvalho, 27.

Mãe e filha aproveitaram bem os serviços que o Esporte Cidadania ofereceu tomaram vacinas, aproveitaram outros serviços da saúde, como medição de peso, da pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), foram para apsicina e ainda apreciaram as atrações culturais como artesanato e shows de música.

Após visitar os stand’s, Tereza ainda foi para a piscina para participar da aula de hidroginástica. “Este evento é maravilhoso e deveria se repetir sempre. Tem muita gente carente que precisa dos atendimentos que são feitos aqui. Ações como esta deveriam acontecer mais vezes no ano”, disse a dona de casa.

Outra que aproveitou os serviços oferecidos na ação foi a aposentada Francisca Maria de Jesus, 78 anos. Ela tomou três vacinas – gripe, hepatite B e febre amarela – e ainda aproveitou para levar os netos para tomar banho de piscina. “Os meninos estão gostando muito. Eles estão na piscina agora, mas me disseram que querem jogar futebol, antes da gente ir embora”, afirmou Francisca.

Entre os voluntários estava o atirador combatente do Tiro de Guerra de Caxias, Geovanne Azevedo, 19 anos. Ele disse que nunca havia participado de uma ação como o Esporte e Cidadania. “Está sendo uma experiência incrível. Estamos lidando com crianças e unindo esporte com educação e esta integração com certeza vai gerar bons frutos”, comentou o militar.

Ação

O Esporte Cidadania é um projeto realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pela Rede Globo, por meio de sua afiliada TV Mirante, com objetivo de promover o esporte como um direito do cidadão e uma ferramenta para educação, qualidade de vida e inclusão social. O evento acontece simultaneamente em dezenas de cidades em todo Brasil.

No Maranhão, o Esporte Cidadania acontece desde 2006. Neste período, mais de 31 mil pessoas receberam cerca de 145 mil atendimentos.  Já foram realizadas ações em São Luís, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Açailândia e Caxias, que recebeu o evento pela segunda vez. 

Para o presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, a parceria entre o Sesi e a Rede Globo tem dado bons resultados nos sete anos em que o Esporte Cidadania acontece no Maranhão.

“Todos os anos, estas duas entidades se unem em torno de uma causa única: dar oportunidade à comunidade de participar de atividades que visam promover a qualidade de vida, por meio do Esporte. Quem veio aqui poderá participar das oficinas de esporte, artesanato, culinária, além das ações de cidadania e programação cultural”,  comentou o presidente da Fiema.

Já a gerente administrativa da TV Cocais, Iris Marques, afiliada à TV Mirante em Caxias, afirmou que o esporte é um instrumento importante para a construção da cidadania. “Conhecimento e esporte levam a qualidade de vida e ensinam valores que ajudam a formar cidadãos”, afirmou a executiva.

Inauguração

No mesmo dia em que aconteceu o Esporte Cidadania, o Sistema Fiema, por meio do Sesi, inaugurou a 11ª unidade do Sesi Indústria do Conhecimento. O projeto tem por objetivo facilitar ao trabalhador da indústria, sua família e à comunidade o acesso à informação disponível na mídia impressa, eletrônica e na internet.

“O exercício da leitura é uma das atividades complementares mais importantes para a vida de um indivíduo. Associado às ferramentas eletrônicas, conhecimento considerado essencial para absorção no mercado de trabalho, o Sesi oportuniza aos usuários do projeto uma educação multidisciplinar. É um trabalho social e de inclusão, portanto, está na natureza do Sesi”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves.

As 11 unidades do projeto no Maranhão são centros multimeios com biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores ligados à internet, destinados a disseminar informação dentro do Estado. No Maranhão, a unidade pioneira é a que funciona no município de Santa Rita e hoje há outros 10 Sesi Indústria do Conhecimento: duas instaladas em São Luís, uma em Balsas, uma em Matões do Norte, uma em Raposa, uma em Arari, uma em Codó, uma em Imperatriz e uma em Açailândia.

“O projeto Sesi Indústria do Conhecimento está diretamente associado à oferta de educação de qualidade ao trabalhador da indústria e sua família, e também à comunidade onde o Sesi e, consequentemente a indústria, atuam”, explicou José de Jesus Azzolini, superintendente interino do Sesi.

O prefeito eleito de Caxias, Leonardo Barroso Coutinho, esteve na solenidade de inauguração da 11ª unidade Sesi Indústria do Conhecimento no Maranhão.  Ele disse que a nova instalação do Sesi em Caxias é um importante instrumento social.

“Caxias não tem outra biblioteca como esta disponível para comunidade, que permita acesso á clássicos, servindo de área de estudos e dando acesso a internet. Este será uma poderosa ferramenta para afastar nossos jovens das drogas e outros problemas sociais”, comentou Coutinho.

As unidades Sesi Indústria do Conhecimento são implantadas pelo Serviço Social da Indústria com a colaboração de uma parceria local, que se responsabiliza pela cessão do terreno e  manutenção das instalações físicas onde serão desenvolvidas as atividades no âmbito de cada unidade.

O Sesi, por sua vez, entrega cada módulo construído, equipado com móveis, computadores, acervo físico e online, além de coordenar as atividades pedagógicas, culturais e de lazer, eventos e programações especiais a serem disponibilizadas aos usuários das unidades.

A realização do projeto constitui uma ação conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sesi, desenvolvido dentro do Programa Educação para a Nova Indústria. O programa foi lançado pelo Sesi, com a parceria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e de parceiros locais.

O Sesi Indústria do Conhecimento é uma iniciativa da indústria lançada em 2006 para promover o acesso a informação e cultura para a população de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 A meta do Sesi é instalar 350 unidades do projeto até 2015 em todo o Brasil. Até agora, 285 estão  autorizadas, sendo que  130 já estão em pleno funcionamento e 155 em processo de edificação. Desse universo, 43 unidades estão sendo implantadas em indústrias.

Os brasileiros lêem pouco e apenas 12% têm computador em casa, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Para mudar esta realidade, o Sesi investe em projetos como a Indústria do Conhecimento – centros multimídia que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso do trabalhador e sua família à informação e à leitura.

A infra-estrutura é apenas uma parte do serviço prestado pelo Sesi: todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste