Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Olimpíada do Conhecimento entra no último dia de competição neste sábado, em São Paulo


Data: 17 de novembro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

São Paulo - Soluções e produtos inovadores e competitivos para grandes empresas e indústrias brasileiras. Essa foi a tarefa proposta aos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que participaram do Desafio de Ideias, uma das competições paralelas da Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional, que acontece até amanhã, 17, em São Paulo.

Para o aluno maranhense Isaac Franco Araújo e outros quatro estudantes de diferentes estados do Brasil, a missão (lançada pela empresa 3M) foi a de desenvolver um protótipo com três funções acopladas: a de limpar, lavar e secar pisos cerâmicos.

“Foi muito bacana participar da competição. Ficamos por três dias e meio em uma espécie de confinamento intelectual, estudando como integrar uma vassoura, um pano de chão, um rodo e o produto químico em um equipamento só”, contou Isaac.

O resultado foi apresentado ontem (16) aos gestores da empresa que atua em diferentes ramos no Brasil, inclusive proteção, segurança e limpeza. Outras duas equipes apresentaram o mesmo produto à 3M e mais três equipes, formadas por cinco alunos cada uma, cumpriram um outro desafio, proposto pela Siemens do Brasil.

Os vencedores serão anunciados neste sábado, 17, a partir das 9 horas, no Hotel Holiday Inn, que integra o complexo do Anhembi, palco, desde a última segunda-feira, da Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas.

Também no sábado, saem os resultados da etapa nacional do Inova Senai, mostra de produtos e processos tecnológicos da qual participam dois instrutores do Senai Maranhão.

“Estou muito confiante. Mas independente do resultado, o mais importante é estar aqui e perceber que o Maranhão está competindo de igual pra igual com os outros estados”, disse José Pimentel Neto, criador de uma cerâmica feita com garrafas PET e PVC. Ontem ele apresentou seu projeto a gestores do Banco Sumimoto e da Valora Investimentos, no Fórum de Investimentos.

“O Fórum é uma preparação para os instrutores apresentarem seus projetos ao mercado e, ninguém melhor para atestar a aplicabilidade desses novos produtos do que os próprios investidores”, explicou o coordenador do Centro Internacional de Inovação do Senai do Paraná, Felipe Couto, que estava à frente das exposições.

Para muitos empresários e industriais, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine de talentos e tecnologia.

“Vim buscar novos processos tecnológicos, novas tendências da moda para levar ao Maranhão e apresentar as indústrias do nosso Estado”, disse Ana Rute Nunes Mendonça, diretora da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e presidente do Sindivest. Assim como ela, o diretor da Fiema e conselheiro do Senai, Joanas Alves da Silva, da área de panificação, e o vice-presidente da Fiema, Francisco de Assis Miranda, que atua no ramo metalúrgico, também foram ver o que o torneio tinha para oferecer para facilitar os processos de produção nos negócios no Maranhão.

Competição - Nove alunos maranhenses, oito do Senai e um do Senac, disputam a Olimpíada do Conhecimento em nove ocupações diferentes, industriais e da área de comércio e serviços.

Aldo Alves Martins, aluno do Senac, teve na sexta-feira a prova mais importante da competição. “Hoje é o dia mais importante, é o dia de preparar o jantar fino. Vale muitos pontos. Espero continuar representando bem o nosso estado”, disse confiante o competidor maranhense que disputa o melhor lugar na ocupação Serviço de Restaurante.

O encerramento do torneio acontece no domingo, 18, a partir das 18 horas, em Barueri, São Paulo.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste