Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Programa Capacitar dá novas oportunidades aos moradores do Sul do MA


Data: 28 de novembro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

Imperatriz - Antes de se inscrever no curso de qualificação em armador de ferragens do Programa Capacitar, Antônia Carvalho Campos, 38, trabalhava como doméstica, tinha rendimentos inferiores a um salário mínimo e nunca havia trabalhado com carteira assinada. Mas, em junho, a vida da Antônia mudou.

Depois de concluir um segundo curso de qualificação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dentro do Programa Capacitar – o de pintura para construção civil – ela conquistou o primeiro emprego formal da sua vida em uma empresa contratada pela Suzano Papel e Celulose, que é a mantenedora do Programa.

Há seis meses, Antônia foi contratada para trabalhar na construção da planta industrial que a Suzano está construindo em Imperatriz e passou a ter um salário que chega a R$ 1 mil mensais. “Concluí o meu primeiro curso em janeiro deste ano e em fevereiro comecei o segundo, em junho comecei a trabalhar”, lembrou a pintora.

Mãe de três filhos - um rapaz de 19 anos e duas moças de 16 e 10 anos de idade, a mais velha também aluna de marcenaria do Senai - Antônia conta que a sua rotina sofreu uma reviravolta com a nova ocupação. “Agora acordo às 5h da manhã para ir ao trabalho. Os meninos passaram a administrar a casa, mas está valendo a pena. Hoje, com o que ganho, consegui mobiliar meu quarto, comprar uma televisão e um notebook para minhas filhas e tenho celular”, comentou Antônia.

Ela comenta que quer crescer ainda mais em sua carreira na indústria. “Estou feliz, mas não estou satisfeita. Quero fazer mais cursos do Senai para poder vencer mais desafios”, frisou a operária, que já se inscreveu para fazer o curso soldador no Senai e foi selecionada para fazer o curso de pintura industrial dentro da empresa em que trabalha.

Programa

O programa Capacitar é resultado de uma parceria entre a Suzano Papel e Celulose, o Senai, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Imperatriz e outras entidades para qualificar trabalhadores maranhenses para atender às demandas das empresas industriais da região tocantina e pela busca por mão de obra qualificada, gerada principalmente pela obra de construção da planta industrial de celulose em andamento em Imperatriz.

Iniciado em 2011, a Suzano investiu R$ 11 milhões no Programa que, nos últimos 18 meses, treinou aproximadamente 5.500 pessoas em construção civil e montagem industrial. Ao todo, neste período foram 299 turmas, onde 18% dos alunos são mulheres.

Segundo o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva, o programa Capacitar está ajudando o Maranhão na expansão da indústria no Maranhão. “O empreendimento da Suzano Papel e Celulose significa muito para a economia estadual por abrir novas oportunidades de negócios e o Senai por meio de ações como o programa Capacitar, que dá condições dos maranhenses participar e se beneficiar do crescimento econômico que estamos vivendo”, afirmou.

Já a gerente de Desenvolvimento Organizacional da Suzano, Elisabeth Silva, afirmou que um dos objetivos dos cursos oferecidos dentro do programa Capacitar é dar oportunidade de qualificação para as pessoas que vivem nas áreas de abrangência dos projetos industriais da companhia. “O que oferecemos é qualificação para que os maranhenses possam ter acesso aos empregos e a renda gerados pelos investimentos que a Suzano Celulose está fazendo no Maranhão”, observou a executiva.

Evento

Nesta quarta-feira (28), Antônia Carvalho Campos foi um dos alunos do Capacitar que participou da ação de divulgação dos Resultados dos cursos de Construção Civil e Montagem Industrial do Programa, em Imperatriz.

Junto com a operária – Fabrício da Conceição Silva, de João Lisboa; Rafael Barbosa Pereira e Antonio Airton Pereira Lima, todos de Imperatriz – receberam os seus diplomas e representaram uma das turmas de concludentes em uma solenidade que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

Na ocasião, outro aluno, Wilson Souza Silva, 46, afirmou, ao discursar em nome da turma que foi diplomada, disse que a união de forças que resultou no programa Capacitar, despertou a vontade de vencer desafios. “Tenho certeza que muitos de nós não irão parar por aqui. O que queremos é crescer dentro da carreira e superar os obstáculos que surgirem”, disse Silva.

Além do diretor regional do Senai e da gerente de Desenvolvimento Organizacional da Suzano Celulose, a solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; do vice-presidente da ACII, Jairo Almeida, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e conselheiro do Serviço Social da Indústria (Sesi), Washington Luiz Oliveira.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste