São Luís - Os 540 alunos do Programa Sesi Atleta do Futuro tiveram um fim de semana com muito esporte. As crianças e adolescentes que fazem parte da iniciativa, participaram de um torneio, onde houveram competições de voleibol, futebol de campo e natação no Sesi Clube Araçagy.
O I Torneio do Programa Sesi Atleta do Futuro distribuiu medalhas de participação a todos os competidores e os vencedores das três modalidades, no masculino e no feminino, foram premiados com troféus.
Para a gerente do Sesi Clube Araçagy, Maria Jovita Arruda, a ação é importante por ter um caráter de envolvimento da família dos meninos e meninas que se juntaram ao programa Sesi Atleta do Futuro. “As mães e os pais foram convidados para vir aqui também. Este programa trás conhecimento para vida e forma cidadãos por meio do esporte”, disse a gerente.
O programa Sesi Atleta do Futuro foi implantado em São Luís pelo Sesi em 2009 e atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de comunidades carentes da área do Araçagy, de Panaquatira e da Cohab. Segundo Maria Jovita, as 230 crianças e adolescentes da região do Araçagy são atendidos no próprio Sesi Clube Araçagy.
“Ainda atendemos 220 alunos em Panaquatira, em parceria com a Casa Sonho de Aline e outros 90 na área da Cohab, em parceria com o projeto Moab. O Sesi fornece os professores e material esportivo, como bolas e rede de voleibol. Estes alunos são atendidos próximo de suas casas”, observou Maria Jovita.
Alunos
Entre os adolescentes que disputaram o torneio estão Juan Reis, 13, e Pedro Augusto Lucelis Junior, de 14 anos. Ambos jogam futebol de campo, estudam na mesma escola (Unidade Escolar Ijuca Pirama) e são moradores das comunidades carentes do entorno do Sesi Clube Araçagy. Apesar da pouca idade, os dois já são veteranos e estão no programa desde o início.
Os dois dizem que o programa Sesi Atleta do Futuro serve de opção de lazer para as crianças e adolescentes que vivem nos bairros como Pirâmide e Divinéia. “Não temos opção de lazer e aqui (no Sesi Clube Araçagy) a gente pode se divertir. Quando cheguei no programa passava o dia no clube. É melhor e mais seguro do que ficar na rua exposto à várias coisas erradas que acontecem por ai”, comentou Pedro Augusto, que está no programa do Sesi desde que tinha 10 anos de idade.
Já Juan, além de ressaltar a ocupação do tempo, conta que notou o desenvolvimento do seu corpo com as atividades que participa no Programa Sesi Atleta do Futuro. “Além disso, as minhas notas na escola melhoraram quando entrei aqui porque acabei ficando mais dedicado com o esporte”, contou o adolescente.
A mesma percepção é partilhada pelos pais dos alunos. Segundo a dona de casa Glória Meneses, 32, que tem dois filhos e uma sobrinha no programa, a ação do Sesi teve efeitos para além do esporte.
“Meus filhos estão no programa há dois anos. Eles se tornaram mais responsáveis desde que eu os inscrevi aqui, seja nas tarefas domésticas ou nas tarefas escolares”, afirmou a dona de casa.