Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Industriais maranhenses participam do Encontro Nacional da Indústria


Data: 5 de dezembro de 2012
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís - Uma delegação com 11 industriais e três técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) irá representar o estado no 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai). Eles levaram um documento com uma radiografia do setor no Maranhão e perspectivas futuras. A presidente Dilma Rousseff participará a abertura do evento. 

O grupo é liderado pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves. Ele que afirmou que a comitiva maranhense está levando para o Enai são importantes não só para o estado, mas também para o crescimento do país.

“O documento foi escrito somando sugestões, observações e dados fornecidos pelos empresários do setor em reuniões que tivemos na Fiema e na avaliação dos segmentos da indústria no Maranhão”, afirmou Baldez.  

Entitulado “Contribuição da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão para o Encontro Nacional da Indústria 2012”, o documento tem cinco sugestões de curto e médio prazo para melhorar a competitividade do estado.

Pontos

As principais sugestões feitas pela Fiema para o cenário de curto prazo são a conclusão dos projetos de ampliação e melhoria da malha rodoviária no estado, em especial a duplicação da BR-135, a execução dos novos projetos de ampliação da infraestrutura portuária do Itaqui, promoção da desoneração generalizada da folha de pagamento das indústrias estratégicas, a intensificação do processo de qualificação profissional da rede de ensino técnico e reforma estrutural no ensino regular.

“A médio prazo, recomenda-se a viabilização executiva de conclusões dos projetos “Norte Competitivo” e “Nordeste Competitivo” que objetivam a superação de gargalos de infraestrutura e logística que retardam o desenvolvimento estadual e macrorregional”, diz o documento da Fiema.

O levantamento ainda aponta que há boas perspectivas para o setor nos próximos anos e a necessidade de apoiar os micro e pequenos empreendimentos para garantir a participação dos maranhenses na riqueza gerada pelos novos empreendimentos que estão se instalando no estado.

“No caso particular do Maranhão, os investimentos implantados ou em vias de implantação se voltam prioritariamente para o mercado internacional mas, também, impulsionam o mercado interno via geração de emprego e renda. É necessário que ao lado dos grandes projetos se incentive a implantação de projetos produtivos de micro, pequeno ou médio porte, para que sejam fornecedores de bens e/ou serviços, além de projetos que estejam focados em diferentes mercados consumidores. Setorialmente, projeta-se para um horizonte de até 2020, uma expansão nos segmentos de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Extração Mineral, Metalurgia, Mineral não metálico, Papel e Gráfica, Química, principais focos de oportunidades.”, escreveram os industriais maranhenses.

Ação

O Enai, é um encontro realizado anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI),que  reúne empresários e líderes de entidades de representação da indústria, dos seus diversos setores e de todos os estados do Brasil. Este ano, o encontro será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A ação é considerada a mais representativa da indústria brasileira. Seu objetivo é refletir e discutir alternativas para o fortalecimento da indústria nacional e a criação de novas fontes de dinamismo econômico no país.

Em 2012, em sua 7ª edição, o Enai terá como tema central “O Futuro da Indústria”. Produtividade, investimento, infraestrutura, inovação, tecnologia, educação, conjuntura econômica, e política, também estão na pauta de debates. As sessões plenárias analisarão os caminhos, as dificuldades e os desafios das empresas brasileiras para a conquista de níveis de competitividade mais elevados.

O Enai é uma iniciativa que vem contribuindo para o dinamismo e aperfeiçoamento da indústria brasileira, na medida em que expõe sua agenda de interesses, reivindica compromissos do governo, fortalece a interlocução entre o empresariado e agrega novos conhecimentos aos industriais.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste