São Luís - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez das Neves, afirmou que uma mudança radical é necessária à educação do Maranhão, durante o encerramento do I Congresso de Educação do Sistema Fiema, nesta sexta-feira (18).
Baldez também frisou que a transformação necessária compreende uma remodelação do processo pedagógico, um novo perfil de educador e pré-disposição. “Estamos prontos para investir nessa mudança, que é necessária para a formação dos profissionais com perfil que o mercado de fato precisa”, disse o presidente da Fiema.
Baldez lembrou, ainda, que a necessidade de mudança na educação foi abordada veementemente pelos especialistas convidados para palestrar no congresso, dentre eles, o PhD Luiz Marins.
O discurso do presidente da Fiema demonstrou a determinação em contribuir para a melhora dos índices educacionais do estado do Maranhão, com investimentos nas escolas do Sesi e do Senai.
Dentre os já previstos para até 2014, há recursos para capacitação de educadores, construção e ampliação de escolas do Sesi e de centros de educação profissional do Senai, inclusos no montante dos 67 milhões de reais disponibilizados pelo iniciado Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema, lançado no ano passado.
“É um esforço que vai ampliar a qualidade dos serviços de educação oferecidos pelas escolas do Sesi e do Senai e que vai refletir no futuro do nosso estado”, ressaltou.
Inclusão – O encerramento do I Congresso foi marcado por ações especiais. Foi lançado o Glossário de Termos Técnicos em Libras, específico da área de eletrotécnica, que vai auxiliar a educação profissional de jovens e adultos surdos de todo o Brasil matriculados no Curso Técnico de Eletroeletrônica do Senai.
O livro foi elaborado por professores e instrutores da unidade Raimundo Franco Teixeira (Senai-MA), e editado pela Senai Nacional, demonstrando a valorização da diversidade sociolinguística e o reconhecimento da inclusão educacional de pessoal com deficiência.
O glossário foi entregue a todas as unidades do Senai, às secretarias de educação do estado e município e a instituições que trabalham com educação de Pessoas com Deficiência (PcD).
Em seguida, foram apresentados os dois professores ganhadores do Prêmio Educador Inovador.
Do Sesi Imperatriz, Geilson de Arruda Reis foi premiado pelo projeto “Trânsito Consciente no Ensino Médio (EBEP): Uma necessidade social em Imperatriz-MA”. A ganhadora do Senai foi a professora Sandra Maria Nunes Bastos, do Centro de Educação Profissional Itaqui Bacanga (Cepib), que recebeu o prêmio pelo projeto “Descomplicando a Ortografia”.
Além do troféu, os dois levaram para casa um tablet, passagem aérea com direito a hospedagem e acompanhante e R$ 1.200,00. As escolas em que lecionam também foram premiadas com um notebook e data show.
Para fechar o evento, o coreógrafo carioca Carlinhos de Jesus apresentou a palestra show “Motivação e objetivo de vida”. “Parabenizo a iniciativa da Fiema, que reuniu tantos pedagogos nesse congresso. Está em nossas mãos ouvir e construir um futuro melhor pro nosso país”, disse o diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro, que também é pedagogo.
O I Congresso de Educação do Sistema Fiema reuniu 700 educadores do Senai, Sesi e IEL de todo o Maranhão, durante três dias no Auditório Alberto Abdalla, localizado na sede da Fiema, no retorno da Cohama. Com o tema “Educação para o mundo do trabalho”, a ação é um esforço ao investimento da Fiema em educação, pelo desenvolvimento de competências pedagógicas e de gestão dos seus profissionais que atuam na formação de cidadãos, trabalhadores e executivos.
Durante o evento, foram apresentadas cinco palestras, um painel, lançados a Olimpíada do Conhecimento 2014 e o concurso Inova Senai, além do Glossário de Termos Técnicos em Libras de Eletrotécnica e entregues os prêmios “Construindo a Nação” e “Educador Inovador”, valorizando as boas práticas em educação adotadas dentro e fora das escolas do Sistema Fiema.