São Luís - O índice que mede o otimismo do empresário industrial maranhense em relação ao setor ficou em 60,8 pontos no mês de março de 2013, 1,8 a mais que em fevereiro. Se comparado ao mesmo período de 2012, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-MA) apresentou recuo de 6,5 pontos, assim como o Brasil (57,1) e o Nordeste (59,3), cujos índices foram menores 1,5 e 3,6 pontos, respectivamente, se comparado a março do ano passado.
De acordo com a pesquisa gerada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), mesmo com as oscilações, os índices situados acima dos 50 pontos apontam otimismo.
Avaliação – Os empresários maranhenses da Construção Civil permanecem por três meses apontando piora no ambiente de atuação do setor, principalmente em relação às condições do estado, conforme índice de 38,4 pontos em março de 2013, o menor registrado até então. Os setores da Extração e Transformação também referendam essa má avaliação do estado ao registrarem 47,4 pontos (abaixo dos 50 pontos indica piora).
Entretanto, o ICEI-MA mostra que os empresários da Construção acreditam na reversão desse cenário. O índice referente às expectativas evoluiu 4,8 pontos frente a fevereiro, marcando 64,8 pontos.
Mais - O ICEI-MA pesquisou empresas das indústrias da Construção Civil, Extrativas e de Transformação entre 1º e 13 de março de 2013. O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e as expectativas dos empresários para os próximos seis meses em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.