Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Procem tem seminário de integração para empresas participantes do programa


Data: 22 de abril de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís - Cerca de 30 executivos das 21 empresas que aderiram à 11ª turma do Programa de Certificação de Empresas (Procem) participaram do Seminário de Integração com Gestores das Mantenedoras e Fornecedoras.

O objetivo é dar uma visão mais ampla do programa, reforçar o papel dos gestores das empresas que aderiram ao Procem e proporcionar contato direto das empresas mantenedoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) – Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Renosa, Vale - com as empresas que pretendem fornecer serviços e produtos para estas empresas.

Executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Procem é a principal ferramenta de capacitação do PDF, que é capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e as seis empresas mantenedoras, e tem como foco o aumento da competitividade das empresas maranhenses para sua maior participação nas oportunidades de negócios locais.

Segundo o coordenador do PDF pela Fiema, Denis Sodré Campos, o seminário, com a apresentação das expectativas e oportunidades oferecidas pelas mantenedoras, serve também para reforçar a importância do Procem.

“O principal objetivo deste programa é aproximar o sistema de gestão das fornecedoras do sistema de gestão das grandes empresas e dos grandes projetos em andamento no estado. Isso diminui o risco para quem contrata e para quem está fornecendo”, comentou Sodré.

Para o coordenador do PDF pelo Governo Estadual, José Oscar de Mélo Pereira, os empresários e gestores que estiveram no Seminário saíram com uma boa expectativa. “O Procem é um programa consolidado que já tem 10 anos de funcionamento. Tenho certeza de que os empresários que estiveram aqui saíram motivados”, disse José Oscar.

Entre os participantes do Seminário de Integração com Gestores das Mantenedoras e Fornecedoras, estava o gerente administrativo da Marcozzi Engenharia, Pedro Fernandes. Para ele, a empresa passa pelo processo de consultoria interna e a principal vantagem de participar do Procem é que o programa prepara a empresa para o mercado.

“Estamos vendo como uma grande oportunidade de preparar a empresa não só para fornecer para grandes projetos industriais, mas também para o mercado como um todo. Estamos vendo um cenário promissor e estamos nos adequando para atender as demandas do futuro. O que o Procem pede é o padrão exigido pelo mercado atual”, afirmou Fernandes.

Seminário

As atividades da ação do Procem foram divididas em dois dias. No primeiro dia foi feita a explanação da Alumar e da Cemar, enquanto que no segundo dia, a palestra ficou a cargo da Vale. Todos mostraram oportunidades e como esperam que os fornecedores se comportem durante o período em que estão fornecendo produtos e serviços.

Para o representante da Cemar, Alysson Guimarães, um dos palestrantes da primeira noite do seminário, o principal resultado é a oportunidade de adequação aos requisitos das empresas que demandam aquisições de produtos e serviços. “O programa dá resultado porque se consegue colocar tudo dentro de um padrão que facilita até o diálogo entre fornecedor e empresa demandante”, observou.

O próximo passo do Procem XI é concluir o processo de diagnóstico das 21 empresas e traçar uma proposta de plano de ação para cada empresa que faz esta turma, visando preparar suas estruturas internas para atender as exigências dos editais de aquisição do mercado maranhense.     

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste