São Luís - Superação foi a tônica da 10ª Corrida Sesi do Trabalhador, promovida pelo Sistema Fiema, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi). As histórias dos corredores Rogério Ferreira Soares, 36, Werisson Rodrigues, 29, e Manuel Pereira, 32, têm a superação como ponto em comum.
Eles eram apenas três entre os 1.231 corredores que participaram da competição, um recorde desde que o evento esportivo passou a ser organizado como forma de comemorar o dia do trabalho.
A corrida abriu a programação da festa alusiva a data e foi uma das sete ações esportivas promovidas pelo Sesi no feriado. Além da corrida de rua, ainda houve competições de tênis, futsal, vôlei de praia, futebol society, futebol de campo +16, futebol de campo +35, tênis de mesa e tênis de quadra.
“Organizamos esta competição anualmente porque queremos incentivar o trabalhador, em especial o da indústria, a adotar um estilo de vida mais saudável, ao despertar o interesse de se cuidar para ter mais qualidade de vida”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, pouco depois de dar a largada da 10ª Corrida Sesi do Trabalhador.
Histórias
Os corredores Rogério e Werisson ganharam as corridas de 5 e 10 quilômetros, respectivamente, baixando os seus tempos pessoais para as distâncias, mas Pereira, que chegou em terceiro lugar, na competição de 10 quilômetros precisou vencer os limites do próprio corpo, apenas para completar a prova.
Rogério correu os cinco quilômetros em 15 minutos e 39 segundos, e fez uma chegada emocionante superando o segundo colocado, Luiz Alves de Araújo Neto, 27, que cruzou a linha de chegada apenas um segundo atrás.
Para ganhar a prova, na categoria comunidade, Rogério, que é servente de pedreiro por profissão e foi segundo colocado na edição de 2012, treinou forte nos últimos 15 dias e precisou viajar 500 quilômetros de Bacuri, onde mora, para São Luís, apenas para participar da Corrida Sesi do Trabalhador.
“A corrida foi uma brincadeira muito gostosa e o momento da subida foi desgastante, mas estou bem treinado. Mas nada foi fácil. Lá em Bacuri sou considerado doido. Quando estava treinando, as pessoas sempre diziam que era doido por correr e treinar. Agora, tenho orgulho do que fiz e vou voltar para casa com a medalha de primeiro lugar nesta competição”, afirmou o corredor.
Já Werisson, que apesar de já ter vencido a Corrida Sesi do Trabalhador, superou sua melhor marca para os 10 quilômetros, perfazendo a distância em 32 minutos e 44 segundos. O corredor afirmou que os treinos fortes que tem participado durante a semana lhe prepararam para vencer com o seu melhor tempo já registrado. “Tenho treinado 160 a 170 quilômetros por semana, o que tem me permitido superar cada vez mais os meus próprios limites”, disse.
Mas dramática mesmo foi a chegada do terceiro colocado na prova de 10 quilômetros na categoria Comunidade, Manuel Pereira. Ele precisou superar os limites do próprio corpo por ter se sentido mal na reta final da corrida. Logo depois de cruzar a linha de chegada, Pereira desmaiou e precisou ser atendido pela equipe médica. “O importante é que consegui completar a prova”, comentou depois da premiação.
Ao todo, foram premiados com troféu e medalha 32 corredores que se classificaram nas 14 categorias competitivas e distribuídos R$ 11,4 mil em prêmios aos competidores da Corrida Sesi do Trabalhador, que abriu a programação do Festa Sesi do Trabalhador.
Torneios
Dando continuidade à programação, trabalhadores atletas de 45 empresas industriais participaram dos torneios esportivos nas modalidades futebol society, futebol de campo +16, futebol de campo +35, vôlei de praia (M/F), futsal (M/F), tênis de mesa (M/F) e tênis de campo (M/F).
Inaugurando a quadra de tênis do Sesi Clube Araçagy, a dupla formada pelo secretário adjunto de estado de Esporte e Lazer, Clineu Filho, e o trabalhador atleta Paulo César Santos Cardoso, da empresa São Luís Engenharia Ambiental, conquistou a medalha de ouro.
“Um dos objetivos do Sesi é trabalhar para aumentar a qualidade de vida do trabalhador da indústria e incentivar a prática de hábitos saudáveis, dentre elas, a atividade esportiva. Com essa nova quadra, o tênis agora é mais uma modalidade oferecida pelo Sesi aos industriários e seus dependentes no Maranhão”, destacou a superintendente regional do Sesi, Roseli Ramos.
As partidas de vôlei de praia masculino também foram disputadas em dupla. Os trabalhadores atletas Robson Carvalho e Hugo Deleon, da empresa ThyssenKrupp Elevadores, venceram os competidores da Odebrecht. O placar foi de 23 a 21.
“A empresa incentiva muito a nossa participação nos eventos esportivos do Sesi e isso reflete no nosso trabalho, que fazemos com muito mais motivação”, revelou Hugo.
No tênis de mesa, a empresa Especially levou a melhor sobre os Correios. Manoel Cabral Jorge venceu o mesa-tenista Vítor Augusto Reis Alves. Eles, e os demais competidores premiados, receberam medalhas e troféus dos vice-presidentes da Fiema, José Orlando Leite, José Augusto Batista, Pedro Robson de Holanda e José Antônio Buhatem e do presidente do Sindimetal, José Carlos Lopes.
As modalidades coletivas - futsal, futebol society e futebol veterano – foram as que mais reuniram torcedores. “Esse é um momento de integração, de lazer, e a gente agradece muito ao Sesi e a nossa empresa por nos proporcionar isso”, agradeceu o representante do time de futebol sete veterano do Correios, time que venceu a Petrobras por 1 a 0. Na terceira colocação, ficou a equipe da empresa NBR Construções.
Na modalidade futsal masculino, a 4M ficou em terceiro lugar. A Coca-Cola foi a grande vencedora, decidindo a partida contra a Dínamo Engenharia nos pênaltis. O gol foi de Jerry Alves, operador de encaixotadora. Ele marcou o gol da empresa no tempo normal do jogo e ainda fechou a sessão de pênaltis que decidiu a partida. No feminino, as meninas da Petrobras venceram o time da Amorim Coutinho.
As últimas partidas a serem definidas no Sesi Clube Araçagy foram as de futebol society +35 e futebol society +16. Na +35, o time da Vale venceu a Cemar também nos pênaltis, por 4 a 3. Já no society +16, a empresa Moinho Cruzeiro do Sul foi a primeira colocada na disputa com a Pereira Construção, que ficou em segundo lugar após decisão nos pênaltis.
Quadro
Corrida Sesi do Trabalhador
A largada foi no Sesi Clube Araçagy. Foram premiados 32 corredores em 14 categorias
10ª Corrida Sesi do Trabalhador
Deficiente Visual feminino 5 quilômetros
1º Lugar Maria da Conceição
Deficiente Visual masculino 5 quilômetros
1º Lugar Antonio Carlos Cavalcanti Neves
Deficiente Intelectual feminino 5 quilômetros
1º Lugar Danielle Batista Gonçalves
2º Lugar Aline Nascimento dos Santos
Deficiente Intelectual masculino 5 quilômetros
1º Lugar Luís Kácio dos Santos
2º Lugar Josuelson de Matos Silva
3º Lugar Raimundo Nonato
Cadeirante masculino 5 quilômetros
1º Lugar José Antônio
Comunidade feminino 5 quilômetros
1º Lugar Ana Claudia da Silva Costa
2º Lugar Juliana da Silva
3º Lugar Geni Tavares de Matos
Comunidade masculino 5 quilômetros
1º Lugar Rogério Ferreira Soares
2º Lugar Luís Alves de Araújo neto
3º Lugar Antonio Marcos Rodrigues Silva
Indústria feminino 5 quilômetros
1º Lugar Rosália Martins
2º Lugar Elizangela Coelho Pinto
3º Lugar Silvia Cristina Gomes
Indústria masculino 5 quilômetros
1º Lugar Raimundo Nonato Furtado
2º Lugar José Humberto dos Anjos
3º Lugar Francisco Monteiro Assis
Comunidade feminino 10 quilômetros
1º Lugar Kátia Cristina Barros
2º Lugar Dulcelene Silva Cardoso
3º Lugar Marcilene Pereira da Silva
Comunidade masculino 10 quilômetros
1º Lugar Werrison Rodrigues
2º Lugar Cleison Oliveira Aguiar
3º Lugar Manuel Pereira
Indústria feminino 10 quilômetros
1º Lugar Clara do Rosário dos Santos
2º Lugar Rosilda Sousa Rose
3º Lugar Rita de Cássia de Carvalho Costa
Indústria masculino 5 quilômetros
1º Lugar Hilton Santos
2º Lugar Antônio de Jesus Furtado Silva
3º Lugar Antônio Renato Cruz Nonato