Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Ação Global já tem mais de 100 serviços confirmados


Data: 10 de maio de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MA) e Rede Globo de Televisão/TV Mirante, o Ação Global 2013 acontece no dia 18 de maio em São Luís, das 9h às 17h, na Cidade Universitária Campus do Bacanga. Nesta 20ª edição, o tema será “Mulher”, mas os serviços oferecidos gratuitamente à população serão para todas as idades e gênero. Alguns deles ficarão disponíveis para além do dia do mutirão e outros somente serão realizados mediante apresentação de documentos no dia do evento.

É o caso da inscrição para o casamento comunitário. Os casais interessados deverão levar para o Ação Global os seguintes documentos para habilitação: certidão de nascimento original, se solteiro; certidão de casamento com averbação do divórcio original, se divorciado; certidão de casamento com a comunicação do óbito ou certidão de óbito originais, se viúvo; além de comprovante de residência, documento de identidade e duas testemunhas munidas dos documentos pessoais. A celebração do casamento acontecerá posteriormente, em data a ser divulgada pelo Sesi e Corregedoria Geral de Justiça (CGJ)

Outro serviço que será realizado mediante a apresentação de documentos, é a emissão da carteira de trabalho, oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho. Serão necessários carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4 para habilitação. No dia, serão emitidas 650 carteiras de trabalho, sendo 500 (1ª via) e 150 (2ª via).

Já para dar entrada no seguro-desemprego, os documentos solicitados são carteira de identidade, CPF, CTPS, termo de rescisão do contrato de trabalho, comprovante de pagamento do FGTS ou extrato analítico do FGTS, Requerimento do Seguro Desemprego e Comunicação de Dispensa. Cinquenta atendimentos serão realizados nessa área.

“Esses são os pré-requisitos exigidos pelos parceiros voluntários visando a plena prestação dos serviços. É importante que a comunidade esteja de posse desses documentos para que possa usufruir dos serviços de cidadania oferecidos no mutirão”, explicou Rita Samara, coordenadora do Ação Global do Sesi Maranhão.

Uma novidade é a ampliação do serviço de emissão de carteiras de identidade para além do dia do mutirão. Pela capacidade da unidade móvel do Viva Cidadão, responsável pelos atendimentos, 100 carteiras de identidade serão emitidas no dia 18 de maio. No entanto, o caminhão ficará disponível na Cidade Universitária até o dia 23 para atender a comunidade. No total, 600 novas carteiras de identidade serão emitidas, respeitando o limite de 100 por dia.

Os serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de recadastramento eleitoral biométrico, emissão de título (1ª e 2ª vias), revisão de informações, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais também funcionarão também até o dia 23 de maio.

“As pessoas que ficarem na fila no dia 18/05, após os 100 primeiros atendimentos, serão inseridos na lista de reserva para atendimento nos próximos dias”, informou Rita Samara.

Além desses serviços, projetos como o EcoCemar, da Companhia Energética do Maranhão, será parceira do Ação Global realizando a troca de resíduos recicláveis (plásticos, papel, metais, resíduos orgânicos, tetra pack) por bônus na fatura de energia elétrica.  Para participar, os visitantes do mutirão deverão levar seus resíduos para a troca no dia do evento.

Lá, os clientes - com a sua fatura de energia em mãos – poderão solicitar e receber na hora o seu cartão EcoCemar e trocar seus resíduos por um bônus a ser creditado na fatura de energia. Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada identificando o valor do bônus.

Segundo a Cemar, os clientes também poderão doar os bônus a entidades beneficentes. Uma lista com várias estará disponível no dia do Ação Global. Para isso, é preciso informar o número da unidade consumidora da entidade. Um outro projeto da companhia energética disponível no mutirão é o Projeto Troca de Lâmpadas. Para participar, basta levar cinco lâmpadas incandescentes e para trocar por uma fluorescente.

Também haverá serviços que precisarão ter suas vagas preenchidas antes do dia18. Um exemplo é o desenvolvimento de oficinas para 60 pessoas na semana que antecede o mutirão, com o objetivo de torna-los agentes multiplicadores no Ação Global. O curso será antes, mas os certificados serão entregues no dia do mutirão. A oferta é da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), que também realizará atividades esportivas na semana que antecede o evento para a comunidade do entorno. As pessoas serão encaminhadas à Sedel pela Associação Comunitária Itaqui-Bacanga.

Pelo Senai, também serão abertas matrículas para seis cursos de educação profissional que fazem parte do Programa Nacional de Competências Transversais da entidade que, assim como o Sesi, também integra o Sistema Fiema. Os cursos acontecerão no interior da unidade móvel (carreta) de informática. Caso não seja concluída durante o mutirão, a capacitação poderá ser feita via Internet e o diploma será emitido online, após aprovação. Os cursos são de Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Legislação Trabalhista e Tecnologia da Informação.

As inscrições isentas para o vestibular do Pitágoras também serão estendidas para até o dia 26 de maio de 2013, na Cidade Universitária. O primeiro colocado no certame concorrerá a uma bolsa de estudo integral.

Mulheres – A edição 2013 do Ação Global terá as mulheres como tema e por isso, elas serão amplamente atendidas em serviços diversos, que vão da saúde à estética e alguns serviços serão estendidos. A realização de exames como preventivo e mamografia serão disponibilizados no dia 18, e todo o material colhido será encaminhado para laboratório credenciado como parceiro.

            Se durante a consulta no Ação Global o médico ginecologista entender que deve ser feito um exame complementar, o encaminhamento será entregue para que a paciente se dirija posteriormente à Central de Marcação de Consulta (Cemarc) e de lá, para uma clínica credenciada e indicada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os serviços da 20ª edição do mutirão do Sesi e da Rede Globo serão distribuídos em cinco pavilhões: Qualidade de Vida, Cidadania e Direitos do Cidadão, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que funcionarão, principalmente, no Centro Pedagógico Paulo Freire, mas também nas áreas externas ao prédio.

Haverá, este ano, uma área exclusiva para entrega de senhas, montada na Concha Acústica da Cidade Universitária, para facilitar e agilizar o acesso da comunidade aos serviços.

“O Ação Global muda a vida das pessoas, dá acesso a serviços fundamentais para o cidadão e comprovadamente altera para melhor a realidade de milhares de maranhenses e brasileiros que não tem tanta oportunidade na vida. É a contribuição do Sesi para melhorar a qualidade de vida das pessoas, da comunidade e do nosso estado”, disse Roseli Ramos, superintendente regional do Sesi.

Para este ano, já foram confirmados mais de 100 serviços, mais de 2.500 voluntários e mais de 100 empresas parceiras para a realização dos atendimentos.

Mais informações sobre o Ação Global podem ser obtidas no site da CNI (http://www.portaldaindustria.com.br) e no site da Fiema (www.fiema.org.br).

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste