Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Fiema recebe o movimento Integra Brasil nesta sexta-feira (17)


Data: 15 de maio de 2013
Crédito: Assessoria de Imprensa / Integra Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) receberá, nesta sexta-feira (17), às 09 horas, em São Luís, a presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), braço político da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Nicolle Barbosa. A participante da comissão do Integra Brasil - Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo irá apresentar o movimento – que é iniciativa do setor produtivo e vem mobilizando instituições públicas e privadas para unir forças na construção de estratégias econômicas e de negociações políticas que possam reduzir as desigualdades regionais e fortalecer o desenvolvimento do Brasil.

A presidente do CIC estará acompanhada do economista e consultor, Claudio Ferreira Lima. Na reunião, será apresentado o objetivo, as fases e a metodologia do movimento que deve construir as estratégias e soluções para diminuir as desigualdades regionais e alcançar o equilíbrio federativo do Brasil.

"A diversidade regional, ao invés de ser tratada como um problema, deve ser encarada como riqueza de potenciais soluções no processo de desenvolvimento sustentável do País. Porém, é preciso entender que, o que é bom para o Maranhão, não necessariamente é bom para outros Estados. Há que se respeitar e valorizar as competências e potencialidades locais", ressalta Nicolle Barbosa. 

O movimento já passou pelos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, onde conquistou o apoio das Federações das Indústrias, e Bahia, com a adesão do Fórum Empresarial. Até o final do mês, o movimento ainda passará por Sergipe e Piauí. O Integra Brasil conta com o apoio da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Transpetro.

O Integra Brasil realizará quatro workshops em junho nas cidades de Fortaleza (04) Salvador, Recife e Rio de Janeiro. Os encontros terão os seguintes temas: "Aspectos políticos-institucionais do desenvolvimento do Nordeste"; "Nordeste: situação atual e transformações recentes"; "Aspectos estratégicos do desenvolvimento do Nordeste"; e ainda "O Nordeste visto de fora". Atendendo pedidos do setor produtivo dos Estados do Nordeste, haverá ainda uma mesa-redonda que irá tratar das desigualdades intrarregionais, em uma cidade a definir.

O movimento também fará uma reunião ampliada de discussão no Congresso Nacional, em Brasília (DF), e um grande seminário em Fortaleza, nos dias 27, 28 e 29 de agosto. Os resultados deste seminário serão condensados em um plano estratégico de ação política, com os objetivos, as metas, os instrumentos, os mecanismos de intervenção, os atores, as arenas de decisão, as estratégias de negociação econômica e a mobilização política, a fim de orientar as ações para a sua concretização e encaminhamentos.

Apresentação do Integra Brasil - Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo

Data: 17 de maio (terça-feira)

Horário: 09 horas

Local: Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste