Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Milhares de pessoas participam da 20ª Ação Global


Data: 18 de maio de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

 São Luís - A dona de casa Vitória Joana Cunha, 70 anos, saiu de casa ainda cedo para buscar atendimento oftalmológico na 20ª edição da Ação Global. Às 6h da manhã, dona Vitória já estava na Cidade Universitária Campus do Bacanga para pegar a sua senha. Ela foi a ação social para revisar o óculos que foi comprado há três anos em São Paulo.

“Vim de ônibus com minha filha. É minha primeira vez na Ação Global. O atendimento é muito bom”, afirmou dona Vitória. “Cheguei cedo porque quem quer alguma coisa chega cedo e vai atrás. Foi o que eu fiz e vou ser atendida”, completou

Com 65 anos, o agricultor aposentado Antônio Souza Ferreira, morador do Anjo da Guarda, um dos mais de 50 bairros da região Itaqui Bacanga procurou o mutirão para fazer tambem uma consulta oftalmológica.

“Nos hospitais, a gente passa de um a dois meses para ser atendido e nem sempre consegue. Aqui, em um dia, você pode ter acesso a um monte de serviços. A gente sabe que é muita gente, que vem de todos os bairros, mas é uma sorte a Ação Global acontecer perto da minha casa”, disse o idoso.

A dona de casa e o aposentado eram apenas dois das milhares de pessoas que chegaram cedo para pegar senhas para os 192 serviços que a 20ª Ação Global oferecerá até o final da tarde deste sábado (18). Realizada pelo Sistema Fiema, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a afiliada da Rede Globo no Estado, a TV Mirante, a Ação Global de 2013 conta com mais de 2.700 voluntários e 124 empresas parceiras.

A expectativa é atender mais de 60 mil pessoas na capital, em especial moradores da comunidade Itaqui-Bacanga e arredores, com serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, qualidade de vida, educação, esporte e lazer.

Em São Luís, a estrutura principal do maior mutirão de cidadania do país está montada no Centro Pedagógico Paulo Freire, mas as ações ocuparão também as áreas do Núcleo de Esportes, Concha Acústica e Quadra do Colégio Universitário (Colun) do Campus. Os serviços serão distribuídos em cinco pavilhões.

Solenidade

A abertura oficial do evento aconteceu às 9h da manhã. O presidente da Federação das Industrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, disse que as parcerias firmadas para o maior mutirão de cidadania foram fundamentais para o grande alcance da 20ª edição da Ação Global.

“Vamos atender o maior número de pessoas possível. Acreditamos que vamos superar em 30% o número de pessoas atendidas em 2012, como resultado do preparo que fizemos para esta edição. Nós do Sistema Fiema e os empresários industriais cremos que a Ação Global é uma oportunidade de estarmos mais próximo da comunidade”, disse o presidente da Fiema.

A superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Roseli Ramos, afirmou que a Ação Global acontece simultaneamente em vários estados e que São Luís está sendo apontada como uma das cinco que mais oferece serviços no país.

“A diversidade de serviços oferecidos também está em destaque porque estamos oferecendo atendimentos em diversas áreas em busca de dar mais dignidade e qualidade de vida às pessoas que vem a Ação Global. As pesquisas mostram que a ação consegue mudar a vida de muitas das pessoas que atendemos por ser um ponto de partida para quem não tem muito acesso aos serviços públicos com facilidade”, comentou.

Também na abertura do evento, o diretor de Mídias Eletrônicas do Sistema Mirante, afirmou que a Ação Global é uma ação conjunta que atende carências que a população tem. “Este é um momento importantíssimo. A ação do Sesi, realizada com apoio da Rede Globo e da TV Mirante, esta focada na população que mais carece de atenção do poder público. O objetivo é oferecer qualidade de vida para estas pessoas”, observou.

O reitor da Ufma, Natalino Salgado, disse que a Cidade Universitária está aberta a eventos como a Ação Global. “Este espaço é público. A Universidade é pública e estamos abertos a fazer parcerias com o empresariado que gera riqueza, emprego e renda.”, frisou Salgado.

Atendimento

Os serviços estão divididos em cinco pavilhões sustentáveis (Saúde e Qualidade de Vida; Educação; Esporte e Lazer; Cidadania e Direitos do Cidadão e Cultura) que ficam no Paulo Freire, com exceção das atividades de Esporte e Lazer, cuja programação ocorre no Núcleo de Esportes da Ufma e na Quadra do Colégio Universitário e o Pavilhão de Cultura, com shows, peças teatrais, exposições e outras atividades, distribuídas entre o palco ao lado do prédio Paulo Freire e na unidade móvel de cultura do Sesi.

A Ação Global já realizou mais de 41 milhões de atendimentos, beneficiando 19,5 milhões de pessoas em todo o Brasil, em suas vinte edições.
Com o objetivo de usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão social e resgate da cidadania, centenas de voluntários – entre colaboradores do Sistema Fiema, profissionais do Sistema Mirante de Comunicação, elenco da Rede Globo, profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs – se mobilizam em um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste