Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Ação Global bate recorde de atendimento


Data: 20 de maio de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís - Mais de 192 serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação, esporte e lazer e cultura foram oferecidos em São Luís, durante a 20ª edição do Ação Global, que aconteceu neste sábado (18), até às 18 horas, na Cidade Universitária Campus do Bacanga. O total no Maranhão foi de 69.900 atendimentos para cerca de 37 mil pessoas que procuraram atendimento durante o mutirão. O número superou o do ano passado e é considerado um recorde.

Para o presidente da Fiema e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Edilson Baldez das Neves, o número de atendimentos maior do que o registrado em 2012 é resultado do empenho dos 2700 voluntários. “O Ação Global cumpre o seu papel ano a ano, com o oferecimento de serviços sociais que muitos não tem acesso por causa da rotina de trabalho ou mesmo pela falta de acesso a estes serviços”, afirmou Baldez.

Para a superintendente do Sesi,  Roseli Ramos, a cada ano o evento é melhorado pelos profissionais que se envolvem  com o voluntariado. “O Ação Global é uma tecnologia social que gera serviços para a população, com qualidade, fazendo com que o investimento social da indústria, realizado por meio do Sesi e da Rede Globo, concretize esta grande festa de cidadania, que este ano teve a mulher como tema”, comentou.

Atendimentos

Famílias inteiras participaram do evento e a maioria delas ficou durante o dia inteiro na Ação Global para atendimentos diversos. É o caso de Monique Stefanny de Jesus Santos, de 27 anos, que ano passado aproveitou o casamento comunitário para selar união com seu companheiro e resolveu retornar ao mutirão, dessa vez, para tirar a carteira de identidade dos três filhos pequenos.

“Meu marido tá trabalhando, mas vim sozinha com as crianças. É a segunda vez que participo e só posso agradecer a oportunidade que estão dando para mim e para todas essas pessoas aqui no Ação Global”, comentou a dona de casa, que mora na Vila Maranhão.

Pensando em famílias como a de Monique, o Sesi-MA, uma das instituições do Sistema Fiema, com a contribuição de parceiros, garantiu ainda alimentação aos milhares de visitantes. Só para se ter uma ideia do quantitativo, cerca de 40 mil refeições foram distribuídas para a comunidade.

Esporte e lazer foi um dos pavilhões montados para o 20º edição do Ação Global. A estudante Karina Martins, é praticante de vôlei e participou na oficina do seu esporte preferido. “Aprendi alguns macetes desde a minha escola e estou colocando em prática o que já conheço. Participar desta oficina foi um incentivo a mais. Foi muito bom”, disse.

Assim como Karina que participou das atividades do pavilhão de Esporte e Lazer, o professor de educação física da UniCeuma, Éder Rodrigues Mariano, que coordenou as oficinas de esportes disponibilizados pelo Centro Universitário particular, disse que cerca de cem pessoas, entre professores e alunos do curso de Educação Física fizeram parte da equipe que participou do Ação Global. “É fundamental praticar esporte primeiramente é importante para fomentar a prática esportiva”, disse.

Outro parceiro do mutirão, foi o grupo de capoeira “Gritos da Liberdade”, que há cinco anos participa do Ação Global.  Segundo o professor de capoeira Washington, responsável pela organização da oficina, para participar do evento de cidadania, primeiro veio averiguar como o Ação Global acontecia. “Gostei do que vi e estamos aqui, fico feliz em contribuir e ajudar as pessoas. Hoje inúmeras pessoas nos procuraram para saber como participar da capoeira e para mim isso é dever cumprido”, comentou o professor. 

Casamento

Outro serviço muito procurado foi o Cadastramento para o Casamento Comunitário, onde cerca de 400 pessoas foram atendidas para regularizar sua vida conjugal. A maior parte deles não tem recursos para custear um casamento civil.

O estudante Itaias Silva é um dos noivos que se inscreveu para ter acesso ao Casamento Comunitário. Ele foi com sua noiva com quem vive há dois anos. Os outros casais que estavam na fila disseram que ele estava muito alegre. “Tenho motivos de sobra para ser feliz”, afirmou o estudante.

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste